Esta mostra conta com a participação de mais de 20 associações culturais, recreativas e desportivas poveiras que não só se dão a conhecer aos visitantes, como também promovem a angariação de fundos. Assim, em cada um dos stands, os visitantes podem conhecer um pouco da história e das actividades das associações, e adquirir diversos materiais promocionais ou mesmo tentar a sorte nas rifas, um dos muitos jogos de sorte ou azar disponibilizados. Presentes estão também artesãos poveiros que, para além de terem à venda produtos locais, como as camisolas poveiras ou os trabalhos feitos com materiais do mar, disponibilizam ainda objectos de decoração, pregadeiras, carteiras, entre muitos outros.

O Vereador, que visitou cada um dos stands presentes, considera que esta Mostra reflecte o dinamismo do movimento associativo na Póvoa de Varzim, que a autarquia promove “ao dar-lhes este espaço, que é um espaço de visibilidade”. Recordando que ao longo de todo o evento algumas associações vão organizar actividades de animação, “que atraem as pessoas”, Afonso Oliveira mostrou-se confiante no sucesso da quarta edição desta iniciativa. “Temos tido um feedback muito positivo por parte das pessoas que visitam a Mostra e por parte das associações que aqui marcam presença”, afirmou.

Para quem visitar o stand da Associação Cultural e Desportiva da Mariadeira a oferta é variada: pulseiras, t-shirts, álbuns de fotografia, postais, chapéus ou colares. Ana Brioso, da Associação, explica que a Mostra permite a angariação de fundos e assim financiar as muitas actividades que desenvolvem, sendo que o grupo de capoeira é apenas um dos exemplos.

Também Ribeiro Marques, fundador e sócio nº1 da Associação Poveira de Coleccionismo, vê com bons olhos a organização desta Mostra. Por entre postais, medalhas, chávenas e outros objectos de coleccionador, Ribeiro Marques explica que a associação foi fundada em 1990 e conta com 80 sócios. “A nossa presença aqui mostra que a associação está viva”, defende, apontando para os muitos catálogos, gratuitos, expostos no stand e que imortalizam as inúmeras exposições organizadas pela Associação. Mesmo ao lado, as fichas de inscrição para novos sócios que, espera, serão preenchidas por muitos visitantes.

Mostra Actividades 2009_1

A 4ª Mostra de Actividades das Associações Culturais, Desportivas e Recreativas da Póvoa de Varzim bem merece uma visita. De facto, as associações desempenham um importante papel não só na dinamização cultural do município, através dos inúmeros eventos que organizam, como também a nível da ocupação dos tempos livres da população, pois oferecem uma grande variedade de actividades, que vão desde o desporto, com o futebol, o ténis de mesa e até o atletismo, passando por actividade culturais, como os grupos musicais, os ranchos folclóricos, o teatro, etc..

A Mostra de Actividades está aberta hoje, 24 de Julho das 18h00 às 24h00 e, no fim-de-semana, das 16h00 às 24h00.