Rui Costa, Aparício Quintas, Instituto Madre Matilde e Rotary Club da Póvoa de Varzim foram as propostas de distinção do Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, aprovadas por unanimidade pelo executivo na reunião de 28 de abril:

“Com a medalha de Reconhecimento Poveiro, grau prata, o Exmo. Senhor Rui Alberto Faria da Costa, ciclista natural de Aguçadoura que, numa carreira profissional sempre brilhante e ascensional, conquistou, em 29 de Setembro de 2013, o título de Campeão do Mundo da União Ciclista Internacional.

Nascido em 5 de Outubro de 1986, Rui Costa iniciou no atletismo a sua carreira desportiva, representando entre os 11 e os 13 anos o Clube da sua terra, o Aguçadourense. Logo aí se afirmou como um vencedor: em regra, era o primeiro; raramente ficava fora do pódio.

Com a medalha de Reconhecimento Poveiro, grau prata, o Exmo. Senhor Aparício Alves de Aguiar Quintas, cuja vida, durante quase 4 décadas, se identificou com a do Movimento de Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual (MAPADI), a cuja constituição, instalação e consolidação se associou decisivamente, convertendo aquela instituição numa entidade de referência nacional e internacional no apoio à formação e integração do diminuído intelectual.

Com a medalha de Reconhecimento Poveiro, grau ouro, o Rotary Club da Póvoa de Varzim, que neste ano perfaz 50 anos de serviços à comunidade.

Fundado em 25 de Maio de 1964, o Rotary Clube da Póvoa foi a 26ª organização congénere a ser criada no país. Clube de livre pensamento, aberto a profissionais de todos os quadrantes políticos e religiosos, onde a tolerância e a pluralidade são as únicas bases doutrinárias, o Rotary é, por natureza, espaço para o colóquio e para o debate, orientados para o serviço à comunidade.

Com a medalha de Reconhecimento Poveiro, grau ouro, o Instituto Madre Matilde, que há 58 anos prossegue, na nossa cidade, uma atividade, tão notável quão silenciosa, de reabilitação e de promoção social e humana de crianças e jovens do sexo feminino, dos 3 aos 18 anos, vítimas de maus tratos, ou abandono, ou que se encontrem em situação de risco, e preferencialmente as mais necessitadas”.

A distinção de Rui Alberto Faria da Costa, que no Dia da Cidade estará ausente do país, em importante compromisso profissional, irá ocorrer no âmbito da Gala do Desporto Poveiro, a realizar em data próxima do final do ano, no Cine-Teatro Garrett.