Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Cultura, explicou que as comemorações “servem para destacar a importância do projecto lançado pelo Município e pelo Clube Naval em 1991. Esta embarcação tradicional foi construída segundo os métodos tradicionais e por isso foi adoptada pelos poveiros como o símbolo da sua terra, contribuindo assim de forma indelével para reforçar a identidade local. No universo das embarcações tradicionais activas, a lancha poveira é uma referência emblemática e por isso a sua presença em encontros nacionais e internacionais de embarcações tradicionais é sempre solicitada e a sua chegada a qualquer porto constitui um momento importante”.

O autarca informou que “ao assinalar os 20 anos de actividade cultural ininterrupta da Fé em Deus, o Município da Póvoa de Varzim pretende destacar: a importância do património marítimo local; o modo como foi desenvolvido o projecto de recuperação da Fé em Deus; o projecto de educação para o património que a actividade regular da Lancha Poveira e da sua tripulação tem permitido levar a cabo sobretudo junto das escolas do concelho e das associações locais; o contributo que o projecto de dinamização da lancha poveira tem dado para o desenvolvimento de uma rede de cultura do mar”.

O Vereador da Cultura revelou que “os eixos de programação das comemorações apostam essencialmente em iniciativas que potenciem a divulgação, a fruição e a valorização da experiência de navegação nesta embarcação tradicional a que Manuel Lopes chamou a «Escola da Memória» ”. Viagens regulares ao longo da costa entre Maio e Setembro, deslocação a cidades costeiras e ribeirinhas que queiram conhecer o projecto da lancha poveira, participação em encontros de embarcações tradicionais, realização do 1º Encontro de Embarcações Tradicionais da Póvoa de Varzim e do II Encontro da Rede Nacional da Cultura do Mar, edição de documentação sobre o projecto de recuperação da lancha poveira e de um livro de contos escrito por José de Azevedo destinado ao público infanto-juvenil de modo a valorizar a cultura do mar junto dos mais novos foram as iniciativas anunciadas por Luís Diamantino, acrescentando que “estamos receptivos a novas propostas para enriquecer na medida do possível este programa comemorativo”.

Luís Diamantino_LP
Luís Diamantino

Manuel Costa, Director da Biblioteca Municipal, apresentou o sítio oficial das comemorações dos 20 anos da construção da Lancha Poveira do Alto “Fé em Deus” na internet, http://web.cm-pvarzim.pt/lanchapoveira/ revelando que “este site tem um carácter noticioso e nele serão difundidas não só actividades que terão lugar na Póvoa de Varzim mas também a nível nacional de modo a contribuir para a divulgação do património marítimo”. Para além da informação actual, este site disponibiliza uma vasta documentação relativa ao historial da Lancha Poveira, quer sobre o seu processo de recuperação quer sobre as suas actividades, desde 1991 até hoje, e sobre a sua tripulação, informou, acrescentando que está também disponível uma extensa bibliografia sobre património marítimo. Em suma, Manuel Costa explicou que o site é um “repositório digital” e espera seja um “bom contributo” para a expansão da cultura marítima.

Estiveram também presentes na sessão, o Almirante Bastos Saldanha, da Sociedade de Geografia de Lisboa, o Capitão Tenente Humberto Rocha, da Capitania da Póvoa de Varzim, Paulo Neves, Presidente do Clube Naval Povoense, a representar as entidades parceiras da Câmara Municipal nas comemorações, e o Mestre da Lancha Poveira, Manuel Agonia.

O Almirante Bastos Saldanha referiu-se ao II Encontro da Rede Nacional da Cultura do Mar que terá lugar na nossa cidade a 2 de Setembro e irá abordar dois grandes temas: “As embarcações tradicionais e como as comunidades podem garantir a sua preservação” e “O desafio da apropriação do mar pelos portugueses. Como é aceite?”.

Saiba mais sobre a “Escola da Memória” em http://web.cm-pvarzim.pt/lanchapoveira/ e acompanhe o programa comemorativo dos 20 anos desta embarcação tradicional poveira.