Assim, o documento a ser divulgado no mês de Agosto é o Convite à Câmara Municipal para integrar a Procissão de Nossa Senhora da Assunção Cota CMPV / 0040 – Actas da Câmara (1903 a 1907).

O documento escolhido refere-se à grande festa que se vive ao dia 15 de todos os meses de Agosto na cidade da Póvoa de Varzim – a Festa de Nossa Senhora da Assunção. Nossa Senhora da Assunção é a denominação dada a Maria, mãe de Jesus em alusão a sua assunção aos céus. Esta festa da Assunção de Maria é sempre comemorada a 15 de Agosto. Padroeira dos pescadores, na Póvoa é evocada e venerada com toda a pompa e circunstância.

A acta da Câmara de 21 de Agosto de 1905 é bem reveladora de todo o preparo que o festejo exige, referindo o convite realizado pela Real Irmandade de Nossa Senhora da Assunção à Câmara para incorporar a procissão. Através desta e de outras actas camarárias percebemos que este convite se repete por todos os anos, formalizando a intenção daquela irmandade da presença da sociedade política no préstito religioso.

Esta partilha de conhecimento virtual tem subjacente a preocupação primordial de dar a conhecer ao público em geral algumas das preciosidades que o Arquivo Municipal conserva. O critério de escolha será sempre rigoroso e assente nos mais diversos temas e tipologias documentais, relacionado ou não com datas concretas ou acontecimentos passados, de modo a difundir os seus fundos documentais e torná-los veículos de cultura.

Cada mês, um documento no portal municipal e na sua caixa de correio electrónico.