Assim, o documento a ser divulgado no mês de Junho é a Acta da Câmara de 18 de Fevereiro de 1974 que estabelece o Feriado Municipal de S. Pedro Cota CMPV / 0065 – Actas da Câmara (1972 – 1974).

A escolha deste documento justifica-se porque se celebram, em breve, as Festas da Cidade, ou festas de louvor a S. Pedro, que se celebram durante alguns dias (entre 21 de Junho e 6 de Julho) na Póvoa de Varzim de forma bem aguerrida e têm o seu expoente máximo no dia 29 de Junho, considerado Feriado Municipal desde 18 de Fevereiro de 1974 por Acta da Câmara desse mesmo dia.

Em 1973, por Acta da Câmara de 17 de Setembro é solicitada “superiormente autorização para ser considerado Feriado Municipal o dia vinte e nove de Junho – dia das festas em honra de S. Pedro”. O que viria a ser aceite por deliberação da autarquia, a 18 de Fevereiro de 1974: “A Câmara deliberou por unanimidade que as festas de S. Pedro sejam consideradas, a partir do ano corrente, as Festas do Concelho, em virtude de ter sido superiormente autorizado este Município (Decreto n.º 36/74, de 7 do corrente), a considerar feriado municipal o dia 29 de Junho (festas de S. Pedro)”.

Esta partilha de conhecimento virtual tem subjacente a preocupação primordial de dar a conhecer ao público em geral algumas das preciosidades que o Arquivo Municipal conserva. O critério de escolha será sempre rigoroso e assente nos mais diversos temas e tipologias documentais, relacionado ou não com datas concretas ou acontecimentos passados, de modo a difundir os seus fundos documentais e torná-los veículos de cultura.

Cada mês, um documento no portal municipal e na sua caixa de correio electrónico.