Assim, o documento a ser divulgado no mês de Maio é Arrematações e Contas da Pella Cota CMPV / 1533 – Autos de arrematação (1788 – 1836).

A escolha deste documento justifica-se porque se celebra no dia 22 deste mês o Corpo de Deus. Este manuscrito fornece valiosos subsídios para a história desta sumptuosa festa eucarística. Trata-se de um livro no qual se anotavam todas as contas dispendidas nas festividades, como as verbas: com barris de alcatrão e lenha e carqueja para a fogueira na véspera, com bandeiras colocadas nas ruas e torres, com cera, incenso e azeite para as lâmpadas, com o pregador, o pároco, os sacerdotes e o sacristão, com os músicos, com a pólvora para as três descargas, etc; e toda a receita pertencente à renda chamada da pela, por esta ser precedida de um voto que pagavam os oficiais mecânicos desta vila para as solenes festividades do Corpo de Deus de que a Câmara era administradora.

Esta partilha de conhecimento virtual tem subjacente a preocupação primordial de dar a conhecer ao público em geral algumas das preciosidades que o Arquivo Municipal conserva. O critério de escolha será sempre rigoroso e assente nos mais diversos temas e tipologias documentais, relacionado ou não com datas concretas ou acontecimentos passados, de modo a difundir os seus fundos documentais e torná-los veículos de cultura.

Cada mês, um documento no portal municipal e na sua caixa de correio electrónico.