Na passada sexta-feira, inaugurou uma mostra documental “Da fachada do Orfeão Povoense ao edifício da Biblioteca Municipal”, dando a conhecer um pouco da história do edifício atual inaugurado a 30 de novembro de 1991.

Realizou-se, ainda uma sessão de Hora do Conto Especial  “Vamos descobrir as bibliotecas” de Luísa Ducla Soares para alunos do 1º CEB.

E porque o dia era de celebração, foi dado a conhecer o processo de adesão da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto à Rede de Bibliotecas Associadas da UNESCO.

Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal, transmitiu que esta candidatura era bastante importante sendo que em Portugal são apenas onze as Bibliotecas Públicas associadas. “Espero que esta seja a 12ª”, confessou, acrescentando que esta candidatura surgiu do convite da Delegada da UNESCO em Portugal que “achou interessantíssimo” o trabalho desenvolvido pela Biblioteca Municipal Rocha Peixoto ao longo da sua existência.

O Vice-Presidente e Vereador da Cultura enumerou alguns dos projetos: Bibliotecas Partilhadas; Polos de Leitura; Bibliotecas de Praia; Biblioteca de Jardim; Biblioteca Fora de Portas (“projeto que agradou imenso”), revelando ainda que “cumprimos vários dos objetivos da UNESCO”, ou seja, “a luta pela literacia, pela paz e concórdia entre os povos, sermos mediadores de informação junto da comunidade, através da digitalização dos periódicos poveiros e também o facto de termos um fundo local extremamente rico e uma linha editorial dentro da dinâmica da sociedade”.

A assinalar não só os 22 anos da Biblioteca mas também o sexto ano de existência da Universidade Sénior, o Município poveiro e o Rotary Club da Póvoa de Varzim assinaram um protocolo de cooperação para o enriquecimento e organização da Biblioteca da Universidade Sénior.

Luís Diamantino informou que a Câmara Municipal ofereceu mais de mil livros ao Rotary Club e “nada melhor do que assinalar os 22 anos da nossa biblioteca oferecendo uma prenda destas à Universidade Sénior”.

O autarca agradeceu ao Rotary Club “pelo muito que tem feito, sobretudo neste campo da Universidade Sénior”.

José de Azevedo, Presidente do Rotary Club da Póvoa de Varzim, agradeceu a “generosa oferta”, reconhecendo que “os livros são as armas mais eficazes contra a intolerância e contra a ignorância. A Universidade precisa de livros”.

Para José de Azevedo, a oferta do Município foi “muito útil para alunos seniores que procuram voltar aos seus exercícios de memória, testando a inteligência e os saberes da sua juventude”. Revelou ainda que o volume de livros oferecido “é a mais preciosa prenda que a Universidade recebe no seu aniversário”.

No sábado, dia 30, a Biblioteca Municipal acolheu a apresentação do livro Aprendizagem Balnear, de João Rios.

Aurelino Costa definiu a obra como uma “elegia a um tempo, a um mar, a uma terra (Caxinas)”, revelando que “o poeta confessa-se” transmitindo o “medo pelo mar” e a “ânsia da liberdade”.

O autor partilhou que “o livro tem um potencial emotivo fortíssimo”, contando que “não estava para acontecer, não foi pensado. O livro aconteceu e fez acreditar que o que somos é uma máquina espantosa e surpreendente”. Perante “impossibilidade técnica comigo e com o mundo”, João Rios escreve Aprendizagem Balnear, após lhe ter sido recusada a publicação de três livros anteriormente escritos.

Luís Diamantino comentou esta confidência do autor dizendo-lhe que “foi bom não terem editado os livros”. A este propósito, o Vereador citou um verso de Cesário Verde “O obstáculo estimula, torna-os perversos” para transmitir que “o que é fácil não tem valor. Temos que ultrapassar os obstáculos e João Rios ultrapassou e a prova está aqui”.

A sessão contou com a leitura musicada de poemas pelo Colectivo Silêncio da Gaveta, Luís Diamantino e Aurelino Costa. Também Isabel Lhano, ilustradora da capa, foi convidada a explicar a sua ilustração.

A encerrar a programação, um grupo de crianças pernoitou na Biblioteca Municipal, na noite de 30 de novembro para 1 de dezembro, tendo descoberto a Biblioteca, de forma lúdica, através de diversas atividades e Bibliojogos, conhecendo a vida e a obra de várias personalidades poveiras retratadas no quadro de carvão sobre papel cenário, “Poveiros ilustres” de Rui Calafate. Participaram ainda num  Peddypaper “À Descoberta da Biblioteca”,  aprendendo o que se esconde por dentro dos livros e das histórias arrumadas nas estantes, e dotando os participantes de técnicas de pesquisa de documentos e assuntos nas estantes dos vários espaços e serviços da biblioteca. Também foram desafiados a participarem em jogos tradicionais, como o Jogo do Pau. Uma noite divertida e de descoberta para os mais novos.

Veja aqui, as imagens que marcaram os diferentes momentos dos 22 anos do atual edifício da Biblioteca Municipal.