No Prefácio desta obra, da autoria de Luís Diamantino, Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal, pode ler-se: “Carinhosamente dedicado à memória de seu avô, morto no mar, este “Os Pescadores” é uma coletânea dos “apontamentos rápidos” – escritos entre 1893 e 1922 – que Raul Brandão tomava quando, “sempre estonteado e cheio de luz”, regressava do mar (…)”.

O autarca refere ainda que: “A reedição de “Os Pescadores” impõe-se, pois, como homenagem, como evocação e como revivência dessa mundividência fundadora, numa comunidade cuja evolução sempre respeitou essa matriz e por ela norteou o seu desenvolvimento. E é, obviamente, um tributo ao autor, quando se assinalam os 150 anos do seu nascimento e os 200 do nascimento do Cego do Maio, a maior referência entre vários “salva-vidas” que a Póvoa conheceu.

Esta edição, que o município da Póvoa de Varzim tinha o dever (e tem o prazer) de patrocinar, é valorizada, na sua dimensão sócio-literária, pelo estudo da Prof. Doutora Maria João Reynaud, a maior especialista portuguesa na obra de Raul Brandão, cuja preciosa colaboração muito agradecemos”.

Maria João Reynaud é professora jubilada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde se doutorou com uma tese sobre Húmus de Raul Brandão (1997) e se agregou em Literatura Portuguesa (2004).

Atualmente, é investigadora do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória). Tem vasta colaboração em publicações coletivas, no país e no estrangeiro: antologias, prefácios, posfácios, notas; actas de colóquios, livros de homenagem, dicionários e revistas (Línguas e Literaturas, Revista da Faculdade de Letras do Porto; Intercâmbio; Colóquio-Letras; Relâmpago; L’ Atelier du roman; Sources; Rassegna Iberistica; Les Eaux vives [Bulletin de l’ AICL / Association Internationale de la Critique Littéraire]).