Para o exercício do direito de voto é necessário conhecer a sua situação no recenseamento eleitoral.

No portal municipal, poderá saber o local concreto da freguesia onde vai votar no concelho da Póvoa de Varzim, bem como os locais e horários de funcionamento das assembleias ou secções de voto e números de inscrição dos eleitores que nelas votam.

Mas se não conhece o seu número de eleitor ou a freguesia onde vota, tem à sua disposição diferentes formas de obter essa informação, bastando, para o efeito, indicar o seu número de identificação civil (Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão) e a sua data de nascimento.

Assim, utilize uma das seguintes alternativas:

– SMS 3838 (Gratuito): envie uma mensagem escrita (SMS) para o número 3838, escrevendo: RE (espaço) Nº de identificação civil constante no Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão (espaço) data de nascimento (no formato AAAAMMDD)

– Portal do Recenseamento: Consulte: www.recenseamento.mai.gov.pt

-Linha Telefónica de Apoio ao Eleitor: Ligue: 808 206 206

– Dirija-se à sua Junta de Freguesia

Este conhecimento, obtido tão antecipadamente quanto possível, é neste ato eleitoral particularmente relevante uma vez que relativamente a um número significativo de eleitores houve alterações na designação da respetiva freguesia e no número de eleitor, fruto da recente reorganização administrativa do território das freguesias e da consequente adaptação do recenseamento eleitoral.