Os poveiros não deixaram de assistir a este costume que atraí sempre muitas pessoas. O Museu Municipal estava cheio e contou com a presença da Vereadora do Turismo, Lucinda Delgado. No final, estes grupos saíram pelas ruas da Póvoa para cantarem as Janeiras e desejarem um feliz Ano Novo a todos. Quem andou na rua também teve a oportunidade de ouvir e de acompanhar as cantorias.

Antigamente, as pessoas que cantavam as Janeiras recebiam as sobras das comidas das festas, porque na altura os bens alimentares eram escassos. Hoje em dia, quem canta as Janeiras são grupos de vizinhos ou associações que recebem muitas vezes bens monetários.

As músicas cantadas são do conhecimento de todos e, habitualmente, são quadras de louvor ao Menino Jesus, a Nossa Senhora, a São José e aos moradores e donos das casas que contribuem.