O Embaixador da Argentina em Portugal reuniu-se com o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, esta manhã, nos Paços do Concelho.
Jorge Argüello realizou uma visita de cortesia à cidade e Aires Pereira acolheu o diplomata no edifício da Câmara Municipal revelando que “esta foi a primeira vez que um Embaixador de um país amigo sai de Lisboa e visita a Póvoa de Varzim o que, para nós, é motivo de grande satisfação. Com a Embaixada da Argentina em Portugal o município mantém uma ótima relação, nomeadamente devido às Correntes d’Escritas e ao patrocínio da Embaixada no Encontro de Escritores. A curiosidade em conhecer a cidade com a qual a Embaixada tem tão boa relação fez com que Jorge Argüello se deslocasse até à Póvoa de Varzim. Foi uma gentileza muito grande. É uma nova forma de fazer diplomacia e temos, naturalmente, de realçar este contacto”.
Entre o diplomata e o autarca houve uma troca de lembranças. Aires Pereira entregou uma réplica da Lancha Poveira, explicando o significado da embarcação para os poveiros, bem como livros sobre a Póvoa de Varzim e editados pela autarquia. Quanto a Jorge Argüello presenteou o Presidente com dois livros de Jorge Luis Borges, um dos escritores argentinos mais reconhecidos no mundo e cujo avô era português.
O encontro entre o Embaixador e o Presidente continuou durante a tarde com a visita a alguns dos mais belos locais da Póvoa de Varzim.