Os mais aventureiros desfrutaram de um magnífico circuito de arborismo a alguns metros do solo, saltando de árvore em árvore, dispostos a ultrapassar qualquer obstáculo, pela proximidade da natureza. O percurso incluía, ainda, escalada e terminava em slide. Até mesmo o Grupo de Música Popular Zés Pereiras aceitou o desafio de subir às árvores com o rufo dos seus tambores proporcionando um verdadeiro “concerto radical”.

Para quem preferiu usufruir do espaço de forma mais descontraída, foi possível reviver alguns tempos do passado com uma panóplia de jogos tradicionais que estavam à disposição. Havia também uma charrette que propiciava aos visitantes um agradável passeio pela Vila de Rates dando a conhecer algumas das estações que constituem o EcoMuseu da freguesia. Diferentes gerações divertiam-se num espaço natural de nove hectares com variados espaços para relaxar, um Parque de Merendas que a alguns atraiu para um piquenique e ainda um Parque de Campismo onde já é possível pernoitar.

Este Parque Aventura, situado no Parque Ambiental de São Pedro de Rates, ainda não dispõe de instalações definitivas a nível de infra-estruturas; balneários, sanitários e outros apoios foram provisoriamente instalados sendo que uma situação definitiva será adoptada em breve. Com a cedência do espaço ao GrupoAKTIV e consequente instalação e gestão de equipamentos, prevê-se que o espaço seja devidamente controlado pela empresa, preservando-o dos actos de vandalismo de que era alvo frequentemente. Para tal, o GrupoAKTIV procurou sensibilizar os mais novos para a conservação do parque e conseguiu mesmo que colaborassem na manutenção do mesmo. A empresa procurou, ainda, criar maior proximidade da comunidade ratense adquirindo os produtos e serviços necessários, como drogaria e carpintaria, na freguesia, revelou Cláudia Cadilhe do GrupoAKTIV.

Nas próximas Sextas-feiras do mês de Agosto (10, 17, 24 e 31), poderá realizar actividades cheias de adrenalina ao luar no Rates Park. Raid TT, BTT, Arborismo e Geocaching são as actividades previstas para estas noites de Verão.

A partir de Setembro, o GrupoAKTIV irá investir, essencialmente, em programas destinados às escolas, sobretudo da área metropolitana do Porto, proporcionando uma multiplicidade de actividades lúdico-desportivas organizadas de forma adequada aos alunos das diferentes faixas etárias. Para instituições de solidariedade social que pretendam usufruir do Rates Park, a empresa oferece preços especiais. No entanto, os utentes das instituições terão de comprometer-se a colaborar na limpeza do espaço, promovendo a educação ambiental.

O acesso ao parque é gratuito e o uso dos equipamentos é pago de acordo com as actividades que pretender experimentar.

Poderá aceder a toda a informação, preços e actividades disponíveis, in loco num posto de informação criado para o efeito, via e-mail  ratespark@aktivsport.net, telemóvel  962 451 684 ou, ainda, através da Internet no site oficial da organização.