Organizada pelo Conselho Local de Juventude de Rates, esta iniciativa que contou com a presença das Vereadoras da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Lucinda Delgado e Andrea Silva, dos Pelouros de Desenvolvimento Local e Juventude, respetivamente.

Lucinda Delgado manifestou a disponibilidade dos serviços da Câmara Municipal para apoiar as iniciativas de investimento no concelho, referindo que cabe aos jovens aproveitar as excelentes condições de financiamento que, no âmbito do Portugal 2020, estão disponíveis para as PME,s.

A Vereadora da Juventude salientou a importância destas iniciativas para o envolvimento da Juventude no processo de desenvolvimento do concelho e enalteceu o trabalho que tem sido desenvolvido pelo Conselho Local da Juventude de Rates.

A palestra trouxe à discussão temas tão importantes como a preponderância do dinamismo, da criatividade e empreendedorismo nas camadas jovens da sociedade como combate ao desemprego.

Foi explicado por Isabel Mesquita, do Gabinete Investemais da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, o conceito do Empreendedorismo e a sua importância no panorama social e empresarial local.

Ana Conduto apresentou o Centro da Incubação da Póvoa de Varzim e toda a atividade que este gabinete desenvolve junto dos jovens empresários do concelho.

Pela voz de Teresa Dieguez, do Instituto Politécnico de Vila do Conde, os jovens presentes conheceram o perfil de um empreendedor, os riscos e ponderações que se devem ter em conta antes de avançar com uma ideia de projeto e todo o processo de concretização de uma ideia de negócio.