O evento contou com a presença de Andrea Silva, Vereadora da Acção Social, Rui Quintas e Zulmira Linhares, Presidente e Directora d’A Beneficente, respectivamente.

Andrea Silva referiu que “nesta fase tão difícil, o município não se podia alhear da realidade que é o desemprego e que, directa ou indirectamente, toca a todos” e por isso, “associamo-nos a esta Feira para demonstrar o apoio da Câmara Municipal à iniciativa e também dar a conhecer o trabalho desenvolvido pela autarquia na área social.”

Rui Quintas considera que “dado o momento que o país atravessa, entendemos que seria interessante abordar este tema”. O Presidente d’A Beneficente informou ainda que “é intenção da instituição que esta Feira seja uma mais-valia para quem procura emprego, principalmente os que estão numa fase em que se consideram velhos para trabalharem e novos para se reformarem”.

A Directora d`A Beneficente, Zulmira Linhares, revelou que “a iniciativa surgiu dada a dificuldade verificada em empregar pessoas com mais de 40 anos”, acrescentando que “o objectivo é sensibilizá-las a procurar o emprego e ajudá-las a encontrar entidades que lhes possam ser úteis”. “A Beneficente tem feito tudo o que é possível na área social e continuará a fazer tudo o que estiver ao seu alcance”, garantiu.

Ao longo das palestras foram dadas dicas e soluções para combater o desemprego e obter um melhor desempenho no mercado de trabalho, sobretudo apostando na formação.

“O mercado de emprego depois dos 40” foi o primeiro tema apresentado por Ana Luísa Pimentel, do Instituto de Emprego e Formação Profissional da Póvoa de Varzim, que lembrou, segundo dados do Instituto, que a maioria das pessoas inscritas tem mais de 40 anos, sendo também as que possuem um menor grau de escolaridade”.

A segunda palestra foi protagonizada por Fátima Coelho, do Grupo Tavares de Oliveira, que falou sobre “A importância da formação ao longo do percurso de vida”, e sublinhou a importância da formação no mercado actual.

A Associação Nacional de Direito ao Crédito foi representada pela Marta Mucha, que trouxe o tema “A criação do próprio emprego como solução – o caso do microcrédito” e, por último, Andrea Silva, Vereadora da Acção Social, expôs o tema: “O papel da Política Social na Inserção Profissional”, lembrando que a Câmara Municipal tem uma acção muito importante na inserção profissional da população disponível através de vários serviços de atendimento e apoio ao público, nomeadamente, o Gabinete de Inserção Profissional – GIP, os Gabinetes de Acção Social – GAS, o Investemais – Gabinete de Promoção ao Investimento da Póvoa de Varzim, entre outros.

Este ciclo de palestras, que visaram mostrar os caminhos e as soluções para a procura de emprego, estava incluído numa Feira de Emprego e Formação organizada pel’ A Beneficente – instituição promotora do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) Envolv’com – em parceria com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Da parte da manhã tiveram lugar os workshops, “Construção do Currículo” e “Entrevista de Emprego”, dinamizados pelos técnicos do CLDS, sendo que durante todo o dia decorreu uma Feira de Emprego com entidades convidadas onde estiveram disponíveis diversas soluções de formação e algumas ofertas de emprego.