A SafiEstela é a maternidade de linguados que pertence ao Grupo Sea8, que detém também a Aquacria Piscícolas, na Torreira, em Aveiro.

Para Aires Pereira, a vinda do Secretário de Estado à SafiEstela demonstra a “sensibilidade do Governo para apoiar este tipo de indústria, nomeadamente ligada à aquacultura, que tem vindo a substituir, em grande parte, a carência de pesca dita tradicional”.

O Presidente da autarquia poveira referiu que “esta é uma fábrica muito experimental numa área ainda de pouco conhecimento relativamente a este processo de criação e de engorda dos linguados”.

O edil transmitiu que este “é um setor em grande desenvolvimento e a sua expansão irá, com certeza, favorecer o concelho através da criação de novos empregos”. Para além disso, “há um reconhecimento e exposição que se faz da Póvoa de Varzim através deste tipo de visitas a uma indústria de ponta que não é só nacional mas também do ponto de vista mundial”, constatou Aires Pereira.

O Secretário de Estado referiu que esta visita surgiu na sequência de outra realizada à Aquacria, que tem sido apoiada por um conjunto de projetos PROMAR e que está em nova fase de reflexão sobre o desenvolvimento estratégico futuro.

Justificou a sua deslocação como sendo para tomar conhecimento do que se passa, sendo que face aos investimentos que poderão vir a surgir, ainda não equacionados mas que serão com certeza de grande monta, é necessário acompanharmos para que tenham o devido tratamento.

Manuel Pinto de Abreu adiantou que em vista, está “a expansão da capacidade produtiva da empresa”, que dispõe de “uma tecnologia de ponta”, sendo talvez a mais avançada a este nível, acrescentando que “merece toda a atenção e acompanhamento” por parte do Governo.

André Bravo, Diretor Geral da Sea8 – Porto, esclareceu que a visita de um representante do Governo “se enquadra numa estratégia de expansão do negócio, tanto na Estela como na Torreira”, e por isso, “foi muito importante para partilharmos a nossa visão e percebermos a do Secretário de Estado quanto àquilo que se pretende para o setor”.

Em vista está o aumento da capacidade de produção de um negócio que se tem desenvolvido a bom ritmo, revelou, acrescentando que a vinda Secretário de Estado transmitiu que há um interesse em continuar a apostar no desenvolvimento da aquacultura em Portugal, o que é favorável ao Grupo.

A SafiEstela e a Aquacria são as únicas empresas a reproduzir linguado em Portugal e empregam cerca de 20 pessoas em cada uma das instalações, número que poderá vir a aumentar tendo em conta a perspetiva de desenvolvimento do Grupo.