Passar para o conteúdo principal

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, acompanhou, ontem à tarde, a visita do Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, à SafiEstela, empresa piscícola sediada na Póvoa de Varzim, na freguesia da Estela.

A SafiEstela é a maternidade de linguados que pertence ao Grupo Sea8, que detém também a Aquacria Piscícolas, na Torreira, em Aveiro.

Para Aires Pereira, a vinda do Secretário de Estado à SafiEstela demonstra a “sensibilidade do Governo para apoiar este tipo de indústria, nomeadamente ligada à aquacultura, que tem vindo a substituir, em grande parte, a carência de pesca dita tradicional”.

O Presidente da autarquia poveira referiu que “esta é uma fábrica muito experimental numa área ainda de pouco conhecimento relativamente a este processo de criação e de engorda dos linguados”.

O edil transmitiu que este “é um setor em grande desenvolvimento e a sua expansão irá, com certeza, favorecer o concelho através da criação de novos empregos”. Para além disso, “há um reconhecimento e exposição que se faz da Póvoa de Varzim através deste tipo de visitas a uma indústria de ponta que não é só nacional mas também do ponto de vista mundial”, constatou Aires Pereira.

O Secretário de Estado referiu que esta visita surgiu na sequência de outra realizada à Aquacria, que tem sido apoiada por um conjunto de projetos PROMAR e que está em nova fase de reflexão sobre o desenvolvimento estratégico futuro.

Justificou a sua deslocação como sendo para tomar conhecimento do que se passa, sendo que face aos investimentos que poderão vir a surgir, ainda não equacionados mas que serão com certeza de grande monta, é necessário acompanharmos para que tenham o devido tratamento.

Manuel Pinto de Abreu adiantou que em vista, está “a expansão da capacidade produtiva da empresa”, que dispõe de “uma tecnologia de ponta”, sendo talvez a mais avançada a este nível, acrescentando que “merece toda a atenção e acompanhamento” por parte do Governo.

André Bravo, Diretor Geral da Sea8 – Porto, esclareceu que a visita de um representante do Governo “se enquadra numa estratégia de expansão do negócio, tanto na Estela como na Torreira”, e por isso, “foi muito importante para partilharmos a nossa visão e percebermos a do Secretário de Estado quanto àquilo que se pretende para o setor”.

Em vista está o aumento da capacidade de produção de um negócio que se tem desenvolvido a bom ritmo, revelou, acrescentando que a vinda Secretário de Estado transmitiu que há um interesse em continuar a apostar no desenvolvimento da aquacultura em Portugal, o que é favorável ao Grupo.

A SafiEstela e a Aquacria são as únicas empresas a reproduzir linguado em Portugal e empregam cerca de 20 pessoas em cada uma das instalações, número que poderá vir a aumentar tendo em conta a perspetiva de desenvolvimento do Grupo.

Tópicos
Procissão de Nossa Senhora do Rosário: trânsito condicionado

No dia 9 de outubro, a Póvoa de Varzim recebe a procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário.

Importando garantir adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no trajeto da mesma, o Município alerta a população para os condicionamentos de trânsito no dia da procissão, a partir das 16h00.

Assim, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos nas seguintes artérias da cidade: Rua da Igreja, Rua do Visconde, Largo Eça de Queirós, Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Praça da República, Rua da Junqueira, Largo Dr. David Alves, Rua da Alegria, Avenida Mouzinho de Albuquerque, Largo das Dores e Rua de S. Pedro.

Noite de Fado na Fonte da Bica: alterações ao trânsito automóvel

No dia 1 de outubro, o Grupo Recreativo Estrela do Bonfim vai realizar a Noite de Fado na Fonte da Bica.

De modo a garantir as adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no decorrer do espetáculo, o Município alerta a população para a interdição da circulação de trânsito automóvel na Rua Fonte da Bica, entre as 21h30 e as 23h30 de amanhã.