Após uma Eucaristia liderada pelo Arcebispo D. José Cordeiro e a inauguração de uma placa gravada no adro do edifício seguiu-se o lançamento do livro 150 anos da Igreja Paroquial de Beiriz. Este é, para além de uma reedição do original escrito pelo Monsenhor Manuel Amorim, um livro também focado nos últimos 50 anos da história da Paróquia.

Para isso, a obra conta com textos de Deolinda Carneiro, Diretora do Museu Municipal da Póvoa de Varzim, do Arcipreste Manuel Casado Neiva, assim como dos Padres Delfim Pinto Coelho e José Figueiredo de Sousa. Estes autores enriqueceram o trabalho original efetuado pelo Monsenhor Manuel Amorim, falecido em 2006, trazendo para esta obra eventos relevantes ocorridos nas últimas décadas.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim esteve presente nas celebrações e agradeceu a todos aqueles que deram o seu contributo para a elevação e dignificação da história da Igreja Santa Eulália de Beiriz. Luís Diamantino sublinhou que o Município irá sempre apoiar iniciativas que tenham como propósito preservar a história do concelho e fazer com que as novas gerações conheçam o crescimento das freguesias da Póvoa de Varzim.