Se os olhos são as janelas da alma, olhar alguém nos olhos é como espreitar para dentro de uma casa e procurar quem está lá dentro. Mas é também ficar vulnerável a ser olhado de volta. Opia, assim define John Koenig no seu Dicionário de Emoções Obscuras, o sentimento ambíguo que surge do ato de olhar alguém nos olhos, e sentir-se simultaneamente invasivo e vulnerável.

O que pode ser transmitido num simples olhar? E o que pode ser ocultado? E será que realmente vemos o que nos está a ser contado, ou rapidamente julgamos e passamos à frente? Se assim é, não será olhar o outro, olhar para dentro de nós mesmos?

Na exposição Entre Olhares, o artista pretende agitar a alma do observador. Sobre o papel, o café é desdobrado em todas as suas possíveis tonalidades, para contar a história de alguém através do seu olhar.

Ao entrar na exposição, o visitante observa, mas também é ele observado.

As personagens representadas em cada uma das pinturas fixam o visitante, procurando o seu olhar em resposta. E é destes dois olhares que se cruzam, e da história que entre eles nasce, que se faz a exposição de Francisco Candeias.

Francisco Luís Candeias nasceu em Lourenço Marques, atual Maputo, em 1960. Viveu em Moçambique até 1976, quando vem para Portugal.

O interesse pelo desenho, pintura e fotografia acompanharam Francisco ao longo de toda a sua vida, e apesar de ter tomado um percurso profissional divergente das artes, desenha e pinta com regularidade desde muito jovem.

De formação autodidata, cedo ganha interesse pela aguarela, cuja técnica anos mais tarde transporta para a pintura com café. A técnica que utiliza é exclusiva, e consiste na aplicação de café solúvel misturado com água sobre papel de aguarela.

Nos tons quentes do café, o artista desenvolveu o seu estilo único, que surgiu de um processo de aprendizagem e experimentação contínuos. A inspiração para cada obra decorre da relação contínua entre as vivências e as descobertas do quotidiano e as emoções do pintor. O resultado é uma arte de traços delicados, mas marcantes, que conta a história e as estórias de pessoas e lugares em belas tonalidades sépia. No seu currículo conta já com diversas exposições de sucesso em câmaras municipais e casas de arte. Atualmente trabalha no Porto e reside em Esmoriz com a sua família.