A bandeira representa a atribuição à Póvoa do galardão “Praia Acessível, Praia Para Todos!”, que distingue as três praias daquela parte da cidade (Praia Verde, do Carvalhido e Redonda/ Leixão) pelo facto de se terem tornado mais acessíveis a pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade condicionada.

No decorrer da cerimónia do hastear de bandeira, o Vereador do Pelouro do Ambiente, Aires Pereira referiu que “as praias estão todas em ordem, está tudo operacional”, acrescentando que o hastear destas bandeiras “é uma forma de dar visibilidade às nossas praias”. “As pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida têm acesso a todas as nossas praias”, garantiu o Vice-Presidente, afirmando que “é o corolário de todo o nosso trabalho que foi feito em conjunto com a Associação dos Banheiros para que esta época balnear funcione bem”. “Foram feitas um conjunto rampas de acessibilidade, melhorados os acessos, há uma espécie de caderno de encargos que tem que se fazer e tudo foi feito”, informou. O autarca disse também que “fizemos um trabalho que vai fazer com que este ano seja diferente dos anteriores, temos as praias todas designadas”.

Aires Pereira referiu-se ainda à campanha Esta é a Minha Praia! divulgada nas rádios e jornais e que também pode ouvir através do portal municipal “como forma de chamar as pessoas até à praia da Póvoa” e “esperemos que resulte numa melhoria substancial da qualidade das praias e que venha mais gente à nossa cidade porque esta é a fonte principal que o município da Póvoa de Varzim tem como afirmação de negócio, de projecção da cidade e melhoria das condições de vida das pessoas, enfim uma aposta para manter e intensificar”.

bandeira praia acessivel

O galardão “Praia Acessível, Praia Para Todos!” distingue a criação e melhoria de acessos às praias para pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade condicionada, bem como a disponibilização de toda uma série de estruturas que melhorem, de forma geral, o acesso às zonas balneares. Entre os requisitos que tiveram de ser respeitados para a obtenção do galardão contam-se: a designação de acordo com a legislação nacional; o acesso pedonal e estacionamento ordenado e reservado; o acesso de nível ao areal através de rampas; as passadeiras até à zona de toldos e até à água e outros equipamentos devidamente instalados até ao início da época balnear; as instalações sanitárias, adaptadas e de fácil acesso integradas no edifício do apoio de praia completo, e de acordo com as especificações e regulamentação em vigor; o acesso aos serviços de apoio (bar, primeiros-socorros, etc), contemplado no apoio de praia completo, e de acordo com as especificações e regulamentação em vigor; os equipamentos necessários – tiralós e/ou canadianas anfíbias – já adquiridos, no âmbito de uma candidatura apresentada ao programa PIQTUR, e a sua utilização será assegurada pelos próprios serviços da Câmara Municipal, pelo MAPADI (Movimento de Apoio de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual) e pelos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim; todas as praias são concessionadas e, por consequência, têm vigilância assegurada pelo Instituto de Socorros a Náufragos, através dos nadadores-salvadores e respectivos meios de vigilância.

rampas de acesso