O evento serviu ainda para distinguir o trabalho dos alunos através da Entrega de Prémios de Excelência e de Mérito aos alunos contemplados no ano lectivo 2009/2010. Dos 283 alunos inscritos na Escola de Música, dezanove receberam o prémio de mérito e seis foram galardoados com o prémio de excelência.

Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Cultura, esteve presente na cerimónia reconhecendo, deste modo, o trabalho desenvolvido por professores e alunos na formação de profissionais da Música, promovendo e contribuindo para o desenvolvimento cultural do concelho.

Criada em 28 de Maio de 1988 pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, a Escola de Música da Póvoa de Varzim está integrada na rede do ensino vocacional da Música do Ministério da Educação, em regime de ensino articulado e supletivo. Os cursos autorizados são: Piano, Cravo, Acordeão, Violino, Viola de Arco, Violoncelo, Contrabaixo, Guitarra, Flauta transversal, Oboé, Clarinete, Saxofone, Fagote, Trompete, Trompa, Trombone, Tuba, e Técnica Vocal e Repertório, complementados pelas Disciplinas de Formação Musical, Classes de Conjunto, Análise e Técnicas de Composição, Acústica Musical e História da Música. De iniciativa da Escola, funcionam ainda as Classes de Iniciação Musical (a partir dos 4 anos) e os Cursos com planos próprios da Escola (Cursos Livres, para todas as idades).

Mas a actividade da Escola de Música vai para além do ensino através da realização de audições, recitais, concertos públicos de iniciativa própria e acções pedagógicas dirigidas aos alunos e população.