O curso destina-se a alunos de viola da EMPV e a alunos externos de nível básico e secundário e os interessados devem inscrever-se junto da Escola. Para esclarecimento de dúvidas os participantes deverão contactar a Escola de Música da Póvoa de Varzim através do endereço eletrónico: dp.empv@gmail.com

A Masterclasse tem os seguintes objetivos: contribuir para o desenvolvimento técnico-artístico dos alunos, incentivar a troca de opiniões e diferentes conceitos partilhando experiências musicais individuais e coletivas, motivar o progresso na aprendizagem, fomentar hábitos de estudo regulares através do contato com diversas metodologias e projetar a Escola de Música e o concelho da Póvoa de Varzim no panorama musical nacional.

Caio Oshiro

Natural de São Paulo e bacharel em viola pela Faculdade Santa Marcelina, Caio Oshiro iniciou seus estudos musicais aos 13 anos de idade com o violino. Aos 17, começou a estudar viola sob a orientação do professor Alexandre Razera e foi aprovado na Orquestra Jovem do Estado de São Paulo. No ano seguinte, Marlon foi aprovado na Faculdade Santa Marcelina, que possui a mais tradicional escola de música do país. Nesta universidade, foi premiado com a Bolsa-Talento, que concedia o total custo do bacharelado e a vaga de viola no quarteto da universidade. Desde então, integrou as principais orquestras jovens de São Paulo até passar a fazer parte, em 2008, da Orquestra Experimental de Repertório, a principal orquestra pré-profissional brasileira.

Participou dos principais festivais de música no país, como o Festival Internacional de Campos do Jordão e o Festival de Música de Santa Catarina, além de participar ativamente de masterclasses com professores como OriKam (Suíça – Conservatoire de Musique de Geneve), Richard Young (EUA – VermeerQuartet), Rainer Moog (Alemanha – KölnHochshule), Bart Vadenbogaerde, PhillippeAiche (França – CNMS de Paris), Luc-Marie Aguera (França – CNR de Paris), LoisLandsverk (Alemanha – BambergerSymphoniker), Cristophe Desjardins (França – DetmoldHochschule/Ensemble Intercontemporain), Hartmut Rohde (Alemanha – Universität der Künste in Berlin) e Jennifer Stumm (Inglaterra – Royal Collegeof London). Caio, como solista, esteve à frente da Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda, Orquestra L´EstroHarmonico e a Orquestra de Porto Seguro. 

Atualmente, é professor na Escola de Artes do Alentejo Litoral, em Sines e trabalha regularmente com a Orquestra de Câmara Portuguesa.