Foram convidados a participar nesta sessão comemorativa os atuais e anteriores Presidentes das Câmaras Municipais que, há mais de duas décadas, partilham este estabelecimento do Ensino Superior, nomeadamente, Aires Pereira e Macedo Vieira (Póvoa de Varzim) e Elisa Ferraz e Mário Almeida (Vila do Conde). Reconhecendo o apoio dado pelos dois Municípios desde a sua fundação, em 1990, a ESEIG aproveitou o momento para distinguir os atuais e ex-autarcas.

Também foram homenageados, nesta cerimónia, os docentes da ESEIG que se aposentaram no ano de 2014 e foram alvo de reconhecimento os estudantes que se evidenciaram pelo seu percurso académico, sendo entregues diplomas e prémios aos que concluíram os cursos com média mais elevada no ano letivo anterior.

Na sessão de abertura, Aires Pereira começou por destacar a visão estratégica de Macedo Vieira e Mário Almeida em reunirem, num único edifício, a Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão, que funcionou em instalações provisórias nas duas cidades, durante 10 anos.

Em relação ao futuro, o edil transmitiu que “é muito importante que a Escola também vá compreendendo aquilo que são as dinâmicas locais e o que hoje começa a ter maior interesse no que diz respeito à formação e à procura do mercado de trabalho nesta região em que estamos inseridos”.

Neste sentido, revelou que “o Município da Póvoa de Varzim vai dar um contributo muito importante com a construção de um equipamento muito ligado à área da restauração e à tradição secular da nossa terra que é a cultura do peixe e da conserva. É muito importante que isto seja acompanhado através de um projeto que vá para além daquilo que é a formação profissional mas que seja também uma formação superior e que possa criar uma marca distintiva na nossa região”.

Aires Pereira aproveitou o momento para lançar o desafio para o futuro da “criação da área do Turismo, em que vamos apostar”. Reconhecendo a sua importância, o Presidente lembrou que “foi a área que mais cresceu no país, cerca de 10%, algo através do qual podemos marcar a diferença e que pode fazer a transformação sustentada do nosso país e marcar um projeto diferente para o futuro e para a criação de emprego”.

O autarca poveiro considera que “todos temos a obrigação de criarmos um projeto que proporcione oportunidades de emprego no país”.

Veja algumas imagens desta sessão comemorativa.