As ilustrações da capa e da contracapa deste número remetem-nos para um dos seus temas principais: o Centenário do Repatriamento dos pescadores poveiros emigrados no Brasil (1920-2020). Este foi um dos factos mais marcantes do início do século XX, vivido intensamente pela comunidade poveira e por muitos portugueses apaixonados pela causa.

O acontecimento é amplamente tratado pelo Prof. Doutor Jorge Alves e pelo Dr. Fernando Souto. Na sequência destes dois artigos, surge o trabalho desenvolvido pelo Prof. Doutor Franquelim Neiva Soares sobre a freguesia da Estela, bem como quatro estudos de carácter literário e sociocultural, assinados pelo Arq. A. Campos Matos, Dra. Maria da Conceição Nogueira, Dr. Adriano Cerejeira e Prof. João Marques. A figura do eminente etnógrafo poveiro Santos Graça mereceu destaque nos trabalhos de Armando Marques e do Arq. Carvalho Dias. A terminar a primeira parte deste volume, apresentam-se os artigos da Dra. Maria de Jesus Rodrigues e do jornalista José Peixoto sobre figuras e atividades marítimas.

Na segunda parte do Póvoa de Varzim – a Vária – destacam-se dois eventos literários ocorridos no início de 2020 e recordam-se três personalidades da Cultura desaparecidas nos dois últimos anos: o artista poveiro Fernando Gonçalves – Nando, o Prof. Doutor J. M. da Cruz Pontes e o Dr. Rodgério Viana.

A Revista tem o preço de capa de 12,00€. Para os assinantes 10,00€.

Nota de Abertura pela Diretora do Póvoa de Varzim Boletim Cultural, Dra. Maria da Conceição Nogueira