Atividades culturais, desportivas e recreativas preenchem o programa comemorativo, entre 6 de junho e 12 de julho.

A Sessão Solene das Comemorações irá realizar-se às 21h30 do dia 6 de junho, na Sede da Junta de Freguesia. Logo no domingo seguinte, 8 de junho, o Clube Galgueiro de Contriz organiza uma Corrida de Galgos, às 10h00, na Sede do Clube. No mesmo dia, o Grupo de Jovens 2000 promove, a partir das 14h30, um Encontro Intergeracional, na Sede do GDCR Senhora do Ó. No mesmo local, mas no dia seguinte, 9 de junho, às 21h30, a Associação Cultural e Recreativa Estelense apresenta “Estela Tem Talento”.

Com vista a promover o convívio entre a comunidade estelense, o Grupo de Jovens ETC organiza, nas quartas-feiras 11, 18 e 25 de junho, 2 e 9 de julho, várias caminhadas, com partida da Sede da Junta de Freguesia, às 21h00.

No dia 13 de junho, a Sede do GDCR Senhora do Ó será palco, às 21h00, de um Espetáculo de Capoeira, promovido pela Junta de Freguesia da Estela e Grupo de Capoeira Barra Livre. No dia seguinte, 14, às 21h30, no mesmo local, será a vez Associação Cultural e Recreativa Estelense apresentar o espetáculo de teatro “Senta-te e Ri”.

No domingo, 15 de junho, a partir das 10h00, o Clube de Caçadores da Estela e Grupo Musical Novas Tradições organizam uma Concentração de Motos Antigas e Velocípedes a Motor e Concerto de Música Popular, na Sede do Clube de Caçadores. Neste mesmo espaço, a Junta de Freguesia da Estela, leva a cabo, no dia 20 de junho, às 21h00, uma Oficina de Escrita Criativa/ livreMENTE d’ensaio, pelo escritor Pedro Chagas Freitas.

No dia 21 de junho, GDCR Senhora do Ó realiza, na sua sede, a partir das 10h00, 2.º Open Ténis de Mesa. Mais ao final do dia, no Parque Desportivo da Estela, a Associação Juvenil da Estela e o Grupo Musical “ComTradição” promovem um Raid BTT Noturno e Concerto de Música Popular.

A Música Sacra também marca presença neste programa comemorativo, sendo que no dia 27 de junho, pelas 21h30, haverá um concerto, na Igreja Paroquial da Estela, promovido pela Paróquia da Estela.

A 11 de julho, o Grupo Independente da Estela apresenta a peça “As Duas Órfãs”, às 21h30, na Sede do GDCR Senhora do Ó.

As atividades terminam no dia 12 de julho com uma Missa Solene, às 19h15, na Igreja Paroquial, e às 21h30, na Sede do GDCR Senhora do Ó, terá lugar a Sessão de Encerramento das Comemorações, que contará com a Condecoração Estelense a uma Personalidade/Entidade Poveira.