Na sessão solene, que decorreu na Sede da Junta, o presidente da Junta de Freguesia da Estela, Armandino Domingues, referiu: “pelo sexto ano consecutivo decidimos levar a cabo as comemorações do aniversário da freguesia, com o envolvimento do vasto e rico movimento associativo que existe nesta terra. Estes 876 anos refletem a grandiosidade da freguesia com uma história que muito nos honra e orgulha”.

Depois de sublinhar que está a cumprir tudo o que prometeu aos estelenses, o autarca deu conta de uma das suas principais preocupações: “temos falta de areia nas nossas praias e há pouco espaço para montar as barracas. Se nada for feito, dentro de alguns anos, o nosso areal desaparece. É urgente a deposição de areias”.

Armandino Domingues destacou o trabalho que tem sido feito na área social, Na Estela: “o nosso Gabinete de Ação Social tem procurado colmatar as carências identificadas no diagnóstico social. E todos os dias as nossas técnicas estão no terreno”.

Andrea Silva, Vereadora da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, referiu que “em boa hora a Junta decidiu comemorar o aniversário da freguesia, com a qualidade e envolvimento das suas associações. É um exemplo de cidadania para todos”.

As comemorações do 876º aniversário prosseguiram no domingo, com uma gincana no Parque Desportivo.

No dia 17 de junho, sexta-feira, às 21h00, a Junta de Freguesia vai promover um Concerto de Música Sacra, pelo Coro Capela Marta, na Igreja Paroquial. No sábado, 18, a Associação Cultural e Recreativa Estelense irá apresentar a peça “Frei Luís de Sousa” de Almeida Garrett, às 21h30, na Sede do GDCR Senhora do Ó. No domingo de manhã, pelas 10h30, haverá uma Corrida de Galgos, pelo Clube Galgueiro de Contriz, na sede do clube.

A 25 de junho, sábado, às 21h30, a Associação Cultural e Recreativa Estelense volta a subir ao palco, na Sede do GDCR Senhora do Ó para Estela tem Talento.

No domingo, 26 de junho, a partir das 10h00, o Clube de Caçadores da Estela e Grupo Musical Novas Tradições organizam uma Concentração de Motos Antigas e Velocípedes a Motor e Concerto de Música Popular, na Sede do Clube de Caçadores.

A 8 de julho, a partir das 20h30, haverá Arrail no Jardim da Sede da Junta de Freguesia, organizado pelo Grupo de Jovens ETC e Grupo Musical Com Tradição.

As atividades terminam no dia 9 de julho com uma Missa Solene, às 19h00, na Igreja Paroquial, e às 21h15, na Sede do GDCR Senhora do Ó, terá lugar a Sessão de Encerramento das Comemorações, que contará com a atribuição da Carta de Couto 2016.