A Sessão Solene de Abertura realizou-se na passada sexta-feira à noite e contou com as presenças do presidente da Junta de Freguesia da Estela, Armandino Domingues e da Vereadora do Pelouro da Coesão Social da autarquia poveira, Andrea Silva.

Na sessão foi sublinhado o caráter lúdico, cultural e desportivo desta festa, que pretende assinalar os 877 anos desde que D. Afonso Henriques, a 07 de julho de 1140, concedeu a Carta de Couto de Villa Menendi e Sancta Maria de Stella aos Frades Beneditinos do Mosteiro de Tibães, proclamando-se pela primeira vez “Eu, Rei de Portugal”.

Andrea Silva realçou a importância de recordar “as raízes da nossa história que sustentam a nossa identidade”, funcionando este programa de celebrações desta “terra singular da Estela” como uma “lição de comunidade e partilha de valores” e “um exemplo de cidadania para todos”.

Armandino Domingues destacou o sucesso desta iniciativa, que “pelo sétimo ano consecutivo envolve o vasto e rico movimento associativo desta terra”. O presidente da Junta falou numa “missão mais social que executiva, através de políticas de proximidade, lembrando o passado, mas projetando a freguesia para o futuro”.

Consulte o programa completo das comemorações.