A Sessão Solene das Comemorações realizou-se na passada sexta-feira, 12 de junho, na Sede da Junta de Freguesia, e contou com a presença do Presidente da Junta de Freguesia da Estela, Armandino Domingues, e do Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino.

Armandino Domingues transmitiu que “a identidade e a história da Estela e dos estelenses renovam-se a cada ano que passa com a realização das comemorações. Pelo quinto ano consecutivo todos os movimentos associativos da freguesia unem-se e com a colaboração da Junta de Freguesia, como parceiro deste associativismo, promovem uma série de iniciativas de âmbito diverso, integradas num programa comemorativo que se estende por um mês inteiro”. Veja a programação.

O Presidente da Junta constatou “mais um ano que passa, mais um ano que se acrescenta à longa história da Estela. No próximo dia 7 de julho completaremos 875 anos de história documentada, assente num percurso de que todos os estelenses fazem parte, tornando-a no que é hoje. Conscientes que as nossas gentes fazem parte de um povo que já deu destino ao mundo, continuam hoje a honrar esse passado com os êxitos que alcançam a nível pessoal ou associativo. O programa comemorativo que apresentamos, também reflete a capacidade dos estelenses em inovar, reflete a grandeza de uma freguesia que tem história e passado e que hoje prepara o futuro. E no futuro é sempre possível fazer mais e melhor. Sabemos que muito tem sido feito na Freguesia da Estela e que também muito há a fazer”.

Luís Diamantino realçou a união da comunidade estelense e das associações que, desde há cinco anos a esta parte, se vêm unindo, a convite da Junta de Freguesia, para assinalar o aniversário da Estela. Referiu a importância destas comemorações que lembram a história da freguesia e todos os que por ela passaram porque “um povo sem história, é um povo que não tem futuro”.

O Vice-Presidente mostrou-se sensibilizado com a presença de tantos jovens na sala e aproveitou o momento para lhes deixar algumas mensagens: “às vezes, temos que olhar para as coisas com outro olhar, com o olhar do outro. Temos que aproveitar o que a vida nos dá de bom. Devem continuar a sonhar com o impossível. Se conseguirem correr atrás do impossível, vão conseguir o melhor possível. Todos os dias tenho que fazer melhor do que o que fiz ontem. Não tenham medo das derrotas”.

Sobre a programação do 875º aniversário da Estela, notou que esta é muito rica pois inclui atividades culturais, desportivas e recreativas, reconhecendo que “têm o condão de fazer estas comemorações irem além da freguesia, atraindo gente de todo o concelho. É uma programação abrangente e muito diversificada”.

Sobre o desenvolvimento da Estela, o autarca referiu que no dia 28 de junho, o Presidente da Câmara e o Secretário de Estado do Desporto e Juventude vão inaugurar o campo de futebol com relvado sintético que vai permitir a prática desportiva com maior qualidade. Referiu-se, igualmente, ao Parque de Lazer que em breve irá nascer na Estela, projetado pelo Arquiteto Sidónio Pardal, autor dos Parques da Cidade do Porto e da Póvoa de Varzim.

Para além de referir os investimentos da autarquia na freguesia da Estela, Luís Diamantino lembrou também a política social praticada pelo Município, amigo das pessoas, que pratica o mais baixo IMI da Área Metropolitana do Porto. “Não subimos o preço da água e continuamos a apostar nas pessoas”, garantiu, revelando que existe um Fundo Local de Emergência Social para ajudar as famílias que necessitem.