A palestra tem início às 21h30 do dia 11 e tem como tema “Portugal no Espaço Comunitário/Mitos e Verdades, Emigração”. De entrada livre, esta palestra afigura-se como uma oportunidade a não perder por alunos e população em geral, que têm a oportunidade de aprender mais sobre União Europeia pelas palavras e vasta experiência de Carlos Coelho, Eurodeputado no Parlamento Europeu. Discutir Portugal no âmbito da Comunidade Europeia e desmistificar a Emigração são apenas alguns pontos em destaque nesta palestra que, sendo um espaço de informação, irá também promover a Cidadania Europeia, mais a mais quando os 27 países da União Europeia se preparam para novas eleições para o Parlamento Europeu, em Junho. 

Carlos Coelho, nascido em Lisboa em 1960, foi deputado do Parlamento Europeu pela primeira vez em 1994. Regressou em 1998, sendo reeleito, através das Eleições Europeias, em 1999 e 2004.

A Semana da Europa decorre de 4 a 11 de Maio na Escola EB 2/3 de Aver-o-Mar e resulta da iniciativa do agrupamento de escolas de Aver-o-Mar se associar às comemorações do Dia da Europa, assinalado a 9 de Maio. Para além da palestra com Carlos Coelho, que marca o final das actividades, o programa da Semana da Europa inclui sessões de debate, uma outra palestra sobre emigração e imigração, actividades de pintura e outras artes plásticas, actividades musicais e de gastronomia, exposições e sessões de leitura. No portal municipal pode ficar saber a mais sobre o programa da Semana da Europa.