A Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim comemora o Centenário da Igreja da instituição com a ajuda dos jovens da Escola EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves.
Os alunos desenharam o templo e os trabalhos vão agora estar em exposição na Biblioteca Municipal, de 25 de março a 10 de abril. A inauguração da Mostra realiza-se às 21h30 da próxima terça-feira, dia 25 de março.
Desenhar a Igreja da Misericórdia no 1º centenário da sua bênção foi uma proposta sugerida aos alunos da turma G do 8º ano, (2013/2014) da Escola Dr. Flávio Gonçalves, pela Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim. Os alunos foram bastante recetivos a esta interessante e desafiante proposta e procuraram responder de forma empenhada, começando por descobrir o templo, que foi sendo registado através do desenho, em diferentes aspetos e pormenores.
Os trabalhos foram feitos em papel cavalinho A4, a partir de um esboço inicial em grafite, que posteriormente foi recoberto com esferográfica de tinta preta. Este exercício permitiu que os alunos tomassem conhecimento deste elemento marcante do nosso património religioso que foi inaugurado em 1914.
O projeto inicial da Igreja da Misericórdia é da autoria do arquiteto Adães Bermudez e foi modificado pelo arquiteto Peres Guimarães. No exterior, a fachada principal é marcada pela sobreposição de dois volumes arquitetónicos de diferentes estilos (neoclássico em baixo e barroco em cima). No interior, predomina uma talha escura de cariz neoclássico (altar-mor, púlpitos, confessionários, ambão, cadeiras dos mesários, etc.) que é acentuada por um conjunto de imagens religiosas muito interessantes de onde se destacam: Senhora da Misericórdia, Senhor dos Passos, Senhor na Prisão, Senhor da Cana Verde, Nossa Senhora Menina, S. Nuno de Santa Maria entre outras.
Recorde-se que a Santa Casa da Misericórdia deu início no dia 31 de janeiro a um programa comemorativo desta efeméride, que contempla ações ao longo de todo o ano, como um ciclo de conferências mensais sobre História, Arte, Arquitetura, Liturgia e Música, sempre no Salão Nobre da Santa Casa da Misericórdia; duas exposições, uma na Biblioteca Municipal e outra no Museu Municipal; edições de publicações comemorativas; visitas guiadas à Igreja e Museu da Santa Casa da Misericórdia; concerto integrado no Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim; cunhagem de Medalha Comemorativa; e Eucaristia Solene em comemoração da bênção da Igreja (12 de agosto).
De referir que estão agendadas conferências com os seguintes oradores: Dr. António Leite Ramalho (dia 21 de março); Dr. Justino Pereira (dia 4 de abril); Arquitetos António Cerejeira Fontes e André Cerejeira Fontes (23 de maio); Drª Bernardete Faria (13 de junho).