A Exposição da Solidariedade é uma forma de as instituições poveiras darem a conhecer ao público as suas actividades e de se abrirem por uns dias à comunidade me que se inserem. Através de trabalhos, prospectos informativos e da participação dos próprios utentes, tanto na exposição como nos números de animação programados para os dias do evento, as instituições participantes abrem as portas para o exterior e fazem a festa.

A inauguração foi feita pelo Presidente da Câmara, no dia 19 à tarde, mas os pavilhões já estavam em funcionamento desde a noite anterior, que incluiu também um concerto pela Banda Musical da Póvoa de Varzim.

A tarde de 19, para além da abertura oficial da exposição incluiu também um programa de animação, entre as 16h00 e as 18h00, composto por actuações de utentes do Instituto Madre Matilde, do Centro Social Paroquial de Navais, do Centro Social da Paróquia de Beiriz, MAPADI, Centro Social Paroquial de Aver-o-Mar, Centro Social Paroquial de Terroso, Centro Social Monsenhor Pires Quesado – Matriz, Instituto Maria da Paz Varzim,  do Centro Social Bonitos de Amorim e de A Beneficente. Em termos de animação do espaço da exposição, o dia termina com a actuação, às 22h00, da Academia Sport Spirit.  Os pavilhões permaneceram abertos até à meia-noite.

No dia 20, a Exposição da Solidariedade funcionou entre as 16h00 e as 24h00 e o programa de animação esteve a cargo da tuna Gestrintuna, que alunos de avançada idade, que há muitos anos terminaram os seus cursos, mas que continuam apostados em manter vivo o espírito académico.

Expo Solidariedade 2008_02 Expo Solidariedade 2008_03 Expo Solidariedade 2008_01

Organizada pela Câmara Municipal, a Exposição da Solidariedade do Concelho da Póvoa de Varzim reuniu, nesta edição, a participação do Centro Social e Paroquial de Navais, do Mapadi, A Beneficente, Centro Social Monsenhor Pires Quesado – Matriz, Centro Social da Paróquia de Beiriz, Centro Social de Bem-Estar de S. Pedro de Rates, Centro Social e Paroquial de Terroso, Instituto Madre Matilde, Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim, Instituto Maria da Paz Varzim, Centro Social e Paroquial de Aguçadoura, Centro Social Bonitos de Amorim, Centro Social e Paroquial de Aver-o-Mar, Banco de Tempo – Agência da Basílica, Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, Centro Hospitalar Póvoa de Varzim / Vila do Conde, Liga dos Amigos do Hospital, Rotaract Club da Póvoa de Varzim, Cruz Vermelha Portuguesa/Núcleo da Póvoa de Varzim, da Casa Santa Maria da Estela e do Centro de Saúde e Autoridade de Saúde.