Foi inaugurada no passado sábado, dia 11 de outubro, no Núcleo Museológico de Rates, uma exposição de fotografia, resultante do Concurso organizado pelo Conselho Local de Juventude, apoiado pela Junta de Freguesia e pela Câmara Municipal, “Rates visto por ti”.
O concurso consistiu na captação de fotografias da freguesia de Rates, nomeadamente do Ecomuseu, sob a perspectiva e sensibilidade de cada participante.
Na presença do Presidente daquele Conselho, Jorge Matias, do Presidente da Junta de Freguesia, Paulo João Silva e da Vereadora do Desenvolvimento Local da Câmara Municipal, Lucinda Delgado, foram exibidos todos os trabalhos a concurso e entregues os respetivos prémios aos vencedores. O primeiro prémio foi atribuído a Luís Leandro, o segundo a Rui Figueira e o terceiro a Maria do Céu Vieira.
As palavras de Lucinda Delgado foram de felicitação ao Conselho Local de Juventude pela motivação e empenho em envolver os jovens da freguesia em iniciativas que promovem e valorizam os recursos locais, sendo também uma forma de cimentar o espírito cooperativo que todas as comunidades devem fortalecer. As palavras dirigidas à Junta de Freguesia foram sobretudo de apoio e enaltecimento pelo empenho do executivo no desenvolvimento e promoção de iniciativas para vários públicos, na medida em que se preocupa em chegar, o mais possível, a todos os ratenses, de todas as idades e de todas as áreas socioeconómicas.
Por sua vez, o Presidente da Junta de Freguesia de Rates agradeceu o apoio e incentivo da Vereadora que, em todas as iniciativas promovidas pela Junta de Freguesia, demonstra uma sensibilidade e reconhecimento notórios para todas as atividades e iniciativas que valorizam o concelho, nomeadamente as que fomentam o turismo e a promoção local.
A aposta no desenvolvimento da freguesia de Rates é feita, também, através da organização de eventos, de forma sucessiva e sistemática, com vista a manter viva a comunidade e a prova disso, segundo as palavras de Paulo João, é o facto de a Junta de Freguesia concluir uma iniciativa e, de imediato, estruturar a seguinte e assim sucessivamente. Reconhecendo que há muito trabalho pela frente, o Presidente da Junta de Freguesia reforça o espírito criativo e empreendedor necessários para enfrentar os desafios do desenvolvimento da freguesia.