Estiveram presentes o Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro de Rates, Paulo João Silva, e o Comissário da Exposição, Paulo Sá Machado.

O Presidente da Junta considera que Helder Pacheco é “indiscutivelmente, um dos escritores portugueses que mais tem contribuído para o desenvolvimento do espírito crítico e para a formação de pensadores, destacando o Homem como agente construtor de uma sociedade mais humanizada”.

Paulo Sá Machado revelou que Helder Pacheco é “um apaixonado pelas pessoas, seus modos de viver, contador de histórias verdadeiras, outras mais prosaicas, tem uma obra vastíssima e reconhecido como um defensor intransigente de tudo que é cultura, desde a erudita à popular.

Um humanista, na verdadeira aceção da palavra, defendendo intransigentemente as pessoas, com características próprias e por vezes tão diversificadas. Os seus livros são relatos reais de uma maneira de encarar a vida e as suas personagens  tornam-se reais.

As casas, os estabelecimentos comerciais, as efemérides, as atividades culturais, sociais e económicas, estão plasmadas de uma forma real, que facilmente capta os leitores.

Existe já uma cultura Helder Pacheco”.

A mostra estará patente, no Núcleo Museológico, até 4 de novembro.