“José Caldas – 40 anos de Teatro: Por um Teatro Popular a partir da infância” é o título da obra do ator que considera que “o teatro para a infância deve afirmar-se apenas como teatro: arte complexa, que põe em amorosa relação todas as expressões artísticas. O teatro que crio à procura da infância faz-se de um jogo de formas artísticas, da contracena entre actores e do drama: a acção que transporta o público a um estar diverso, isto é, a divertir-se”.

A exposição “Ex-Votos Teatrais. José Caldas, 40 anos de Teatro” está integrada na programação do Festival Internacional de Teatro É-Aqui-In-Ócio e é evocativa da carreira e da obra teatral de José Caldas, encenador e criador artístico, com grande impacto no panorama cultural português das últimas décadas. Estará patente até 8 de novembro.

Esta exposição, integralmente criada, preparada e montada por José Caldas e pela Companhia de Teatro Quinta Parede, é constituída por um conjunto de caixas em formato de ex-votos, cujo conteúdo remetia diretamente para espetáculos dirigidos e criados por José Caldas, e por diverso material documental, iconografia teatral e objetos/adereços de cena que trouxeram à nossa memória a vasta carreira artística deste notável criador luso-brasileiro.

Segundo José Caldas, “aos milagres do nosso teatro oferecemos pedaços artesanais do nosso corpo, das nossas criações, guardados nos relicários da alma. O teatro como o lugar do sagrado e do profano em delicada união de opostos. Palco onde nosso corpo é imolado, o ego consumido a procura de coisa maior que ele. Soma de objetos encontrados, procurados, reencontrados no vulgar dia a dia e transfigurados num extra quotidiano a desafiar o racional. Na identificação de cada obra reunir cada fragmento, depois polir ou sobrecarregar na intensão de exprimir a sua essência. Desejo incontrolável de fixar o efêmero, dar-lhe memória, como faz nosso povo imortalizado nas fotografias e nos ex-votos que cobrem as paredes dos santuários.
Não esquecermos as graças recebidas – os milagres de cada espetáculo e retribuirmos aqui nestas pequenas oferendas”.

O Museu Municipal colabora, desta forma, com o Festival Internacional de Teatro “É-Aqui-In-Ócio” organizado pela associação Varazim Teatro.