A 2ª edição do concurso “Rosca Doce de Rates” teve, como complemento ao concurso, uma pequena feira de doces típicos da época da Páscoa que, com a ajuda do bom tempo, atraiu centenas de locais e visitantes. Num ambiente de descontracção e convívio, os concorrentes puderam, assim, comercializar as suas especialidades fazendo as delícias de todos.

O desafio, em forma de concurso, lançado à população ratense tem como principal objetivo preservar e promover as tradições gastronómicas da Vila e contou, este ano, com um número bem simpático de concorrentes, designadamente: Cassilda Reis, Isabel Ferreira, Júlia Azevedo, Maria do Céu Vieira, Maria Fernanda Teixeira, Maria dos Santos, Padaria Lenz e Sofia Martins. Os três primeiros lugares foram atribuídos a: Isabel Ferreira, com o 1º lugar; Padaria Lenz, com o 2º lugar e Cassilda Reis, com o 3º lugar.

O Presidente da Junta de Freguesia, Paulo João Silva, fez um balanço francamente positivo desta iniciativa, já que, tratando-se a Feira da Rosca Doce de uma nova aposta do programa do concurso, a adesão de visitantes superou todas as expectativas, ficando certa a intenção de, no próximo ano, se realizar novamente quer o concurso, quer a feira da Rosca Doce e outros doces da Vila de Rates.

Segundo a Vereadora do Pelouro do Desenvolvimento Local da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Lucinda Delgado, que, pelo segundo ano consecutivo, integrou o corpo do júri, a qualidade dos doces a concurso subiu de nível. A Vereadora dirigiu palavras de reconhecimento e incentivo quer à Junta de Freguesia, quer a todos os participantes pela incansável promoção e valorização do património ratense. Lembrou a todos os presentes que “uma das maiores virtudes da gente de Rates que é saber receber bem, e quando se sabe receber com a qualidade e a emoção que tanto caracterizou esta iniciativa, é sinal claro que Rates caminha no sentido certo, o caminho da valorização do que lhe pertence”.

Veja a fotogaleria.