Num ambiente de descontração e convívio, os concorrentes puderam, assim, comercializar as suas especialidades fazendo as delícias de todos.

O desafio lançado à população ratense tem como principal objetivo preservar e promover as tradições gastronómicas da Vila e contou, este ano, com um número muito satisfatório de concorrentes, designadamente, Padaria Lenz, Padaria União, Maria do Céu Vieira, Laurinda Malta, Maria dos Santos, Maria Rocha, Arminda Martins e Inês Sapateiro, sendo os três primeiros lugares atribuídos a: Arminda Martins com o 1º lugar, Céu Vieira com o 2º lugar e Maria Rocha com o 3º lugar. A Padaria Lenz recebeu uma menção honrosa pela originalidade e apresentação da sua Rosca Doce de Rates.

Segundo a Vereadora do Desenvolvimento Local da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Lucinda Delgado que, pelo terceiro ano consecutivo, integrou o corpo do júri, a qualidade dos doces a concurso subiu de nível e direcionou palavras de reconhecimento e incentivo quer à Junta de Freguesia, quer a todos os participantes pela incansável promoção e valorização do património ratense.

O Presidente da Junta de Freguesia, Paulo João Silva, fez um balanço francamente positivo desta iniciativa, já que o número de participantes do concurso tem vindo a aumentar de edição para edição, sinal que a estratégia de preservação da tradição ratense está a dar os seus frutos. No que respeita à Feira, a adesão de visitantes voltou a superar todas as expectativas, ficando certa a intenção de, no próximo ano, ano em que se comemora os 500 anos do Foral Manuelino, se realizar novamente quer o concurso, quer a feira da Rosca Doce e outros doces da Vila de Rates.