Artesãos e comerciantes manifestaram o seu contentamento pela participação nesta primeira edição da Feira de Artesanato e Gastronomia da Póvoa de Varzim.

Tendo a ANDARTE – Associação Nacional para o Desenvolvimento do Artesanato como parceira desta iniciativa, a Câmara Municipal pretendia promover a Póvoa de Varzim para além dos já tão concorridos meses de julho e agosto, como explicou Lucinda Delgado, Vereadora do Pelouro do Desenvolvimento Local, responsável pela organização da Feira. A autarca confessou que os primeiros dias foram penalizados pela chuva mas que, mesmo com esse fator negativo, dezenas de pessoas acorriam à Praça do Almada para experimentar as iguarias gastronómicas ou ver as peças de artesanato. Com a chegada de temperaturas mais altas e com as festas de S. Pedro a acontecerem um pouco por toda a cidade, o número de visitantes também aumentou. Na noitada de S. Pedro, muitos optaram por manter aberto o seu módulo pela madrugada dentro, de maneira a aproveitar toda a movimentação que a zona viveu.

Segundo Lucinda Delgado, uma futura periodicidade do evento fará aumentar exponencialmente o número de visitantes. A aposta numa forte divulgação de uma segunda edição da Feira será também essencial para a continuidade do certame. Voltar a realizar a Feira está, por isso, nos planos da Câmara Municipal.

De 14 a 30 de junho, 62 artesãos e comerciantes marcaram presença na Praça do Almada. Ontem, na despedida, Lucinda Delgado entregou diplomas a cada um deles, uma forma simbólica de agradecer o contributo para a promoção do concelho. A autarca destacou a humildade e simpatia com que todos trabalharam ao longo destes dias, sublinhando que a sua própria presença, trazendo amigos e familiares à cidade, já foi uma forma de promover a Póvoa de Varzim.

Nestas duas semanas, muitos artistas passaram pelo palco montado na Praça do Almada. De fado a música popular portuguesa, foi imensa a variedade a que o público teve direito durante a hora do jantar.

Poderá ver as melhores imagens da Feira de Artesanato e Gastronomia da Póvoa de Varzim aqui.