Editado pela Porto Editora, em colaboração com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, a obra agrega os trabalhos distinguidos pelo Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes d’ Escritas/Porto Editora, cuja primeira edição teve lugar no X Correntes d’ Escritas, realizado em Fevereiro de 2009.

Dirigido às escolas e aos alunos do 4.º ano do ensino básico, o prémio literário que deu origem ao livro teve como objectivo premiar trabalhos colectivos originais, promovendo, dessa forma, o gosto pela leitura e pela escrita nos mais pequenos.

Correntes d’Escritas – Contos infantis ilustrados abre com o conto “Um susto e um presente” da autoria da EB1/JI de Aires, em Palmela, vencedora do 1º Prémio a concurso. O Externato O Paraíso dos Pequeninos, de Lourosa (2º Prémio), e o Externato O Patinho Feio, da Amadora (3º Prémio) concluíram a primeira parte da obra com as histórias “A aventura de Natal de Quico” e “O menino e o seu sonho”, respectivamente. A EB1/JI de Neves, a EB1 São João de Brito e a EB 1 de Aldeia Nova, graças às menções honrosas que as distinguiram, também oferecem à leitura os seus contos ilustrados. Os alunos da Escola Primária de Eich, no Luxemburgo, viram, igualmente, os seus desenhos reproduzidos nas páginas do Correntes d’ Escritas.

Assista a apresentação do livro e aproveite para ficar a conhecer as suas histórias e ilustrações que com certeza lhe irão proporcionar excelentes momentos de leitura, pretendendo ainda ser um desafio a todas as escolas para que concorram à próxima edição do Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes d’ Escritas/Porto Editora. O regulamento do concurso para 2010 será também apresentado nesta noite.

A Feira do Livro decorre até 16 de Agosto e está aberta de domingo a quinta-feira das 16h00 às 24h00 e às sextas e sábados das 16h00 à 1h00. No portal municipal, está disponível o programa de animação da Feira.