A Banda Musical, a par da Orquestra Ligeira, faz parte da associação da Banda Musical da Póvoa de Varzim (BMPV), cujas origens remontam a 1864. Considerada Instituição de Utilidade Pública, a BMPV tem sido uma das embaixadoras do concelho e responsável tanto pela animação musical no município (através de actuações da Banda Musical ou da Orquestra Ligeira) como também pela formação musical de muitos jovens.

Na quinta-feira, dia 16, às 22h00, é apresentado um livro que reúne as peças de teatro “Os Vendilhões do Templo” e “Silêncio”, da autoria de João Negreiros. Trechos das peças vão ser dramatizados durante a apresentação, levantando um pouco do véu desta obra que é a primeira lançada pelas Edições TUM, do Teatro Universitário do Minho.

João Negreiros é um poeta e dramaturgo que nasceu em Matosinhos, em 1976. Escreve teatro, poesia e prosa poética e no seu site pode ler-se que “a sua obra poética que é marcada por uma forte influência surrealista é muitíssimo eclética e absolutamente inovadora na técnica literária e nos conceitos abordados”.

Relembramos ainda que tanto no dia 16 como no dia 19, data de encerramento da Feira do Livro, o caricaturista Artur Ferreira está presente na Feira para elaborar divertidos desenhos dos interessados. Também até ao final da Feira do Livro estão expostas três esculturas da autoria de Ruslan Tsymbaliy, feitas em arame de solda. Esta exposição tem o sugestivo título “Carros e Motos dos tempos dos dinossauros”.