De manhã, na pediatria do Hospital São Pedro realizou-se uma sessão especial de Leituras no Hospital, desta vez direccionada também aos pais. Para as perto de dez crianças que se encontravam neste serviço e os respectivos pais foram, então, lidos “À volta da Lua”, um conto anónimo, histórias sobre os oceanos e poemas sobre animais.

De tarde, a ilustradora Evelina Oliveira revelou a duas turmas da Escola Nova algumas das técnicas que utiliza para ilustrar livros infantis e como se inspira para dar corpo às personagens que os autores revelam nos textos. O ponto de partida foi Catitinha, de Manuela Ribeiro, personagem que Evelina revelou ter desenhado a pensar no seu avô. E, apesar de poderem parecer simples, as ilustrações do livro foram, em alguns casos, realizadas com recurso a técnicas pouco usuais, em papel com gesso ou com recurso a uma placa de vidro, onde é espalhada a cor, depois aplicada sobre o papel para fazer os fundos das imagens. Evelina Oliveira falou ainda de O Tesouro, de Manuel António Pina, e de Zeca Afonso, o Andarilho da Voz de Ouro, de José Jorge Letria, obras que também têm ilustrações suas.

Os alunos participaram depois na componente prática deste ateliê de ilustração, em que tiveram que recorrer a aguarelas para desenhar uma ilustração que seria depois interpretada pelos colegas. O tema era livre.

ilustracao

Com a Festa do Livro e da Leitura, a Biblioteca Municipal comemora o Dia Internacional do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro, que se assinala a 23 de Abril. Nesta data, as Bibliotecas Públicas comemoram, um pouco por todo o mundo esta data, instituída pela Conferência Geral da UNESCO a 15 de Novembro de 1995, com o objectivo de promover e difundir o livro a todas as faixas etárias.

O programa de celebrações que a Biblioteca Municipal preparou é vasto e prolonga-se até bem perto do final do próximo mês.

Depois das actividades que hoje tiveram lugar, continua, até dia 5, a Hora da Leitura, sempre às 15h00, na Biblioteca, direccionada ao público infantil. No dia 4 há uma Oficina de Reciclagem de Papel para as crianças das escolas do ensino básico do concelho, que se realiza às 9h30, 10h30 e 11h30 na EB1 de Aguçadoura e às 14h30, na EB1 do Desterro.

Sob a designação “Sábados Mágicos…Leituras Encantadas”, decorre dia 5, às 15h00, mais uma sessão de leitura a partilhar entre crianças, pais e avós. Dias 7, 8 e 10 de Abril, para o público infanto-juvenil e inseridas nas comemorações do Dia Mundial da Saúde, têm lugar duas actividades paralelas sob a designação  Livros e o Ambiente”: às 15h00, em dois espaços da Biblioteca Municipal é exibido um filme educativo e há uma oficina, ambos sobre a saúde, ambiente e alterações climáticas. Esta temática levará, no dia 11 de Abril, a nutricionista Paula Bruno, do Centro de Saúde da Póvoa de Varzim, até à Biblioteca para falar de alimentação saudável, às 10h00 e 11h00. Uma iniciativa para o público juvenil.

De 8 a 29 de Abril decorre o ciclo de filmes “Universo Biblioteca”, sobre a relação entre a Biblioteca, os Livros, a Literatura e o Cinema.

livros

No dia 11 de Abril abre ao público uma exposição bibliográfica sobre Alberto Sampaio, que ficará na Biblioteca até 8 de Maio. A abertura da exposição é às 21h30 do dia 11, com a palestra “Alberto Sampaio, o historiador das Póvoas Marítimas”, por Emília Nóvoa Faria. As Marés de Leitura vão também fazer parte desta Festa do Livro e da Leitura e no dia 16 de Abril, às 15h00, levam à Biblioteca Beatriz Soares, vencedora do Prémio Literário Correntes Escritas /Papelaria Locus 2008, para uma conversa com os jovens leitores.

No dia 18, às 21h45, tem lugar, na Biblioteca Municipal, a apresentação do livro As profundezas da minha Mente, de Tiago Casanova.

livro_tiago_casanova

No dia 23 de Abril, Dia Mundial do Livro, nova apresentação de um livro, desta vez serão as actas do seminário “Vinte anos de Leitores e Bibliotecas”. A novidade está na forma da apresentação, que será virtual, aqui, às 10h00.

A actividade Leitura Sénior, que leva os livros e a leitura aos mais idosos, decorre às 14h00 n´A Beneficente e às 15h00, na Santa Casa da Misericórdia, também no dia 23, e, às 15h00, o Auditório Municipal recebe mais um “Vamos passar o Testemunho” uma actividade que envolve a participação das escolas do primeiro ciclo de ensino, convidadas a construir em conjunto uma história. Nesse mesmo dia, entre as 9h30 e as 24h00, decorre a Maratona das Bibliotecas, com visitas guiadas a vários espaços da Biblioteca e ofertas de livros aos novos leitores. O dia termina com uma tertúlia sobre “O valor dos Livros”, na Biblioteca, dia 23, às 21h30.

De 21 a 23Tardes com Histórias, no espaço da Biblioteca Municipal, no nº 63 da Rua da Junqueira e, no dia 23,  “Faça Compras, receba Livros”, em que compras em lojas aderentes dão direito a livros, no espaço da Biblioteca Municipal, na Junqueira.