A  procissão sairá da Igreja da Lapa e percorrerá o seguinte itinerário: Rua 31 de Janeiro, Largo Elísio da Nova; Rua João Dias; Rua da Junqueira; Rua da Alegria; Rua António Graça; Rua Elias Garcia; Avenida dos Banhos e Avenida dos Descobrimentos, até à Lapa, onde recolhe. 

Conhecidas como as mais populares do concelho e uma das maiores a nível nacional, as festas religiosas em honra de Nossa Senhora da Assunção atraem à Póvoa milhares de pessoas. Apesar da procissão ser o momento com mais aguardado pelos devotos, as Festas d’Assunção têm início na sexta-feira, dia 14, às 18h00, com a Missa Vespertina.

A habitual animação musical, no Largo António Nobre, caberá a Zé Amaro, às 21h45, seguida de grande sessão de fogo-de-artifício, às 24h00.

A solenidade religiosa do Beija-mão, a 22 de agosto, das 9h00 às 18h00, põe fim às Festas d’Assunção, com uma missa às 18h00.

As Festas, organizadas pela Real Irmandade de Nossa Senhora da Assunção – Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Lapa, realizam-se na Póvoa de Varzim há largas dezenas de anos demonstrando o profundo sentimento de religiosidade do pescador poveiro à Virgem d’Assunção por considerar que é ela quem lhe vale nos momentos de aflição e o protege e salva do mar traiçoeiro que diariamente enfrenta.

Consulte o programa completo na página da paróquia da Lapa.