Os objetivos deste Festival passavam por dar a conhecer as conserveiras e as suas novidades, assim como, desenvolver uma atividade em que todos os restaurantes residentes da Fortaleza trabalhassem em conjunto, fazendo da Fortaleza um local mais dinâmico.

As rainhas deste festival foram as conservas, mas não faltaram as provas de vinhos, os showcookings e muita animação.

Na sexta-feira dia 13, foi a inauguração do festival que contou com um showcooking, realizado pelo Chefe Hermínio Costa do Restaurante Egoísta e, mais tarde, houve um maravilhoso sunset, acompanhado da degustação de conservas e da prova de bons vinhos.

Presente na inauguração esteve a Vereadora do Desenvolvimento Económico, Turismo, Agricultura e Pesca, Lucinda Delgado que salientou que a fortaleza é um espaço “lindíssimo” e que “é uma oportunidade que nós temos de dar conhecer às pessoas mais uma vez o que é a Fortaleza, que efetivamente, poucas pessoas conhecem a nossa Fortaleza. Continuou dizendo que para a “Póvoa é uma mais valia ter aqui estas 6 conserveiras a nível nacional, que atraem outro tipo de público”. Terminou contando que “nós fizemos também uma grande aposta na divulgação, estivemos no Aeroporto Sá Carneiro, estivemos em Santiago de Compostela a fazer a divulgação do evento, como também aqui na nossa loja interativa”.

Sérgio Real, Presidente das Conserveiras a nível nacional, também marcou presença neste evento e disse que é importante as conserveiras estarem presentes num evento como este, para darem conhecer a sua variedade de produtos, mas também porque aqui “vão encontrar produtos que, normalmente, não encontram nos supermercados”.

No sábado dia 14, a animação continuou, com um espetáculo de dança, e com mais dois showcookings, desta vez, ao encargo da Chefe Eugénia Ferreira, do Restaurante Solar das Iscas e do Chefe Pedro Torres, do Restaurante Élebê.

No último dia do festival, para além, do showcookings com o Chefe Bruno Pagio, do Restaurante Velvet e com o Chefe Rui Santos, do Wine Bar Maldito, teve lugar na Fortaleza outro espetáculo da dança. Durante este dia, foi possível ver a exposição de trajes alusivos às conservas, que foram trazidos pelo Museu Municipal.

Este evento acabou, com uma exibição do Rancho Poveiro que também deixou a sua marca, num fim-de-semana, em que a tradição e o que há de melhor nas conservas em Portugal se juntaram na Póvoa de Varzim.