Os quatro Ranchos Folclóricos convidados a integrar o programa do Festival de Folclore organizado pelo Rancho de S. Pedro de Rates, que completa 45 anos de existência, foram recebidos pelo Presidente da Junta de Rates, no Salão Nobre da Junta de Freguesia.

Paulo João Silva lembrou o papel do folclore na preservação e promoção dos costumes e tradições de cada região, e muito concretamente da importância do Rancho Folclórico de S. Pedro de Rates como agente criador de valores materiais, humanos e espirituais determinantes no desenvolvimento da Vila de Rates.

O grande número de jovens que integram o Rancho Folclórico de Rates foi valorizado por Luís Diamantino, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que dirigiu aos jovens palavras de incentivo na medida em que é através destes jovens que as tradições se mantêm e reforçam raízes para as gerações vindouras.

O palco da Praça dos Forais recebeu as danças e cantares vindos do Mogadouro, de Paredes, de V. N. Gaia e da Galiza e marcaram, a celebração dos 45 anos de existência do Rancho Folclórico de S. Pedro de Rates, representante da identidade cultural de S. Pedro de Rates.