Sob a orientação do maestro Osvaldo Ferreira, a Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim com as vozes de Luís Rodrigues, Teresa Gardner, Frederico Félix, David Ruella, Ana Ester Neves, Juan Navarro, Dora Rodrigues e José Corvelo encerraram, assim, em grande, um mês dedicado à música, na Póvoa.

Com um total de 14 espectáculos, metade dos quais com lotação mais do que esgotada, e um programa de excelente qualidade com a apresentação de peças que cobrem vários períodos, desde o medieval ao clássico, passando pelo barroco e pelo romântico, o Festival de Música chegou ao fim com um balanço bastante positivo. A média de espectadores que este ano se deslocou à Póvoa para assistir aos concertos e ao programa de actividades paralelas deverá ter superado os quatro mil. O público não é exclusivamente da Póvoa, verificando-se uma predominância de pessoas vindas do Porto, Braga, Aveiro, Coimbra e de terras não muito distantes da Póvoa geograficamente, embora haja também gente de Lisboa que se desloca propositadamente para ouvir um intérprete ou uma peça da sua preferência ou escutar a interpretação de um compositor mais conhecido.
O segundo Prémio Internacional de Composição é outro dos motivos de interesse deste Festival. Para 2007, a novidade é a abertura do prémio à participação de compositores lusófonos ou de outras nacionalidades residentes há mais de quatro anos em países de expressão lusófona. A obra literária de Eça de Queirós – escritor natural da Póvoa de Varzim – será o mote desta edição. Na categoria de peça para orquestra, o valor dos prémios é de quatro mil euros para o primeiro classificado e de mil e quinhentos para o segundo. Para a categoria de peça de câmara, o prémio será de dois mil e quinhentos euros para o primeiro classificado e de mil euros para o segundo, podendo ainda ser atribuídas menções honrosas pelo júri. Além da estreia em concerto, integrado no Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim – 2007, as obras vencedoras em cada modalidade serão editadas em partitura e posteriormente publicadas em CD.
O prazo para entrega de obras concorrentes termina no dia 16 de Março de 2007. O júri, constituído pelos Professores Luís Tinoco, Fernando Lapa e Carlos Caires e ainda pela compositora e maestrina Odaline de La Martinez, anunciará no dia 30 de Abril de 2007 uma pré-selecção de quatro obras finalistas em cada categoria. Essas obras serão posteriormente estreadas durante a próxima edição do Festival Internacional de Música.
Em 2007, o Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim atinge os 29 anos de existência. Uma data marcante, sem dúvida, e para a qual está já em preparação um programa que mantenha e reforce a qualidade, uma das características que têm, desde sempre, definido este que é um dos eventos, na área da música, com maior prestígio a nível nacional.