O espectáculo de dia 28, que decorreu na Igreja Matriz, esteve, uma vez mais lotado, à semelhança do que se verificou em muitas das actuações do festival. Grande novidade nesta 29ª edição do festival foi a interpretação das obras seleccionadas no âmbito do 2º prémio internacional de composição, que foi atribuído na categoria de música de câmara e música para orquestra. Eça de Queirós e a sua obra deram o mote para esta competição, que e recolheu a participação de 20 concorrentes.

No dia 20 de Julho foram apresentados os vencedores na categoria de música para orquestra. “Reminiscências” foi a obra vencedora, do jovem compositor Hugo Ribeiro, e “Perpétuité”, de Ana Seara. As obras foram interpretadas pela Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim dirigida pelo Maestro Osvaldo Ferreira.

No dia 21, foi a vez de apresentar as obras vencedoras na categoria de música de câmara. O júri, composto por Luís Tinoco, Fernando Lapa, Carlos Caires e Odaline de La Martinez, tinha seleccionado, na categoria de obras para música de câmara: “Quatro personagens saídas de um conto”, de Hugo Ribeiro; “A Civilização”, de Fátima Fonte Ferreira; e “Seis peças para piano”, de Patrícia Silva. Foi atribuída uma menção honrosa à obra “Quatro Personagens Saídas de um Conto”e o segundo prémio coube “ Seis Peças para Piano”. O 1º Prémio “Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim”, no valor de 2.500 euros, edição em CD e em partitura, foi atribuído a Fátima Fonte, autora da obra “A Civilização”. No final do concerto e da atribuição dos prémios, a Direcção do Festival anunciou que o Júri do “Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim” – edição de 2008 –, será presidido pelo compositor António Pinho Vargas. O regulamento definitivo será publicado em Setembro próximo.

Com 13 concertos e uma média de 300 espectadores por concerto e um programa de iniciativas paralelas com actuações do Coral Ensaio, oficinas de música, master classes e exposições, com destaque para a exposição de instrumentos músicais da Grécia antiga, no intervalo do concerto de Ariann Savalll, na igreja de São Pedro de Rates, o Festival de Música da Póvoa de Varzim voltou a demonstrar porque é que, aos 29 anos de existência, continua a ser um dos mais importantes eventos do género no país.

O festival começou no dia 6 de Julho, com a já habitual conferência de abertura de Rui Vieira Nery e terminou no dia 28.