Lá à frente, perto do palco, há até uma rapariga que dança descalça, sem parar, desde os primeiros acordes e, nesta sua dança solta e despreocupada, encarna a imagem do que foram estes quatro dias do Festival Músicas do Mar: dias de ritmo, de viagens musicais diversificadas, de alegria contagiante e de perfeita adesão do público, que se entregou sem reservas a tudo quanto ouviu e viu.

De facto, raras são as oportunidades para assistir, em quatro dias, a concertos de nove grupos diferentes provenientes de várias partes do mundo e a uma variedade musical tão grande e com um nível de qualidade elevado que se manteve sempre. A Póvoa foi a cidade em que isso foi possível. Por aqui passaram, entre quinta e domingo, bandas e músicos de Portugal, Nigéria, Grécia, Argentina, Itália, Brasil e Espanha, num espectáculo da universalidade dos sons.

Ontem, a terminar e naquela que foi a sua estreia em Portugal, os catalães La Troba King-Fú foram surpreendentes. Com uma música em que se fundem estilos tão diferentes como a rumba catalã, a cumbia, o reggae e a salsa e uma energia imparável, a banda dominou por completo a assistência. O espectáculo, que começou às 22h00, terminou já muito perto da meia-noite e ninguém estava com muita vontade de os ver partir. E para tentar descrever o espírito dos La Troba e a forma como estão em palco, basta recorrer a um verso de um dos seus temas: “Locomotora, destino felicidad. Locura en la caldera para poder ir más allá…”- alegria, ritmo e loucura quanto baste, de facto.

Antes deles, ao fim da tarde, as ruas pertenceram aos portugueses Kumpania Algazarra. O grupo começou a sua actuação no Largo Dr. David Alves e, a partir daqui, já ninguém os largou. Dançando e batendo palmas, marcando o ritmo, a multidão seguiu-os até ao Largo do Passeio Alegre, onde o grupo voltou a actuar e, incapazes de se desligarem da sua música, as pessoas seguiram-nos ainda até à porta do hotel em que estavam hospedados, obrigando-os a interpretar mais um tema, mesmo ali, antes de se retirarem.

kumpania kumpania 01
Kumpania
Algazarra
 Ao ritmo dos Kumpania

Do primeiro ao último dia foi este o espírito do Festival Músicas do Mar: talento e qualidade de todos os músicos, diversidade sonora e uma enorme cumplicidade do público. Pela Póvoa passaram, então, o guitarrista português Joel Xavier, Tony Allen, O´Questrada, Alkinoos Ioannidis (estreia em Portugal), Anónima Nuvolari, Escalandrum (estreia em Portugal e na Europa), Eddie, Kumpania Algazarra e La Troba Kung-Fú (estreia em Portugal).

Depois da dinâmica e do sucesso que o Festival conseguiu, logo nesta sua primeira edição, começa-se já a trabalhar para o ano de 2008. Prometem-se novos dias de grande qualidade musical, na Póvoa de Varzim, cidade à beira-mar, de onde vêm sons diferentes e cativantes.

Uma organização da Câmara Municipal, inserida no programa AnimaPóvoa, com o apoio do Turismo de Portugal.