Desta feita a Cooperativa convidou a comunidade poveira a conhecer a Santa Casa da Misericórdia. O convite foi aceite e várias pessoas passaram a manhã do feriado a ouvir a história da instituição e a ver de perto todas as suas valências.

A instituição da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim foi criada em 1756 por diligência da Câmara Municipal. Atualmente, a Santa Casa tem como valências: Apoio à Paramiloidose (CEAP)/ Iniciou o seu funcionamento em 1989, sendo uma valência única e extensiva a todo o país. Atualmente, o Centro de Estudos e Apoio à Paramiloidose (C.E.A.P) mantém a sua intervenção junto dos doentes com Paramiloidose e suas famílias, com 486 pessoas inscritas; Apoio Domiciliário/ O aumento da percentagem de idosos vulneráveis, o crescimento significativo de pessoas cada vez mais jovens em situação de dependência, e o número restrito de familiares que possam assegurar os cuidados necessários, levam à crescente procura do Serviço de Apoio Domiciliário, o que torna a sua capacidade atual, bastante reduzida, face às solicitações. Além dos serviços de apoio às atividades básicas da vida diária (higiene pessoal, higiene habitacional, tratamento de roupas, distribuição da refeição), o Serviço de Apoio Domiciliário procura adequar a sua intervenção aos reais problemas da população que acolhe; Centro de Dia/ Em funcionamento desde 1982, o Centro de Dia é, cada vez mais, considerado uma resposta social por excelência dado que permite a permanência dos utentes no seu meio socio­familiar, minimizando o risco de dependência e, consequente institucionalização. Do ponto de vista psicossocial, a integração dos utentes neste tipo de resposta contribui para a valorização pessoal, partilha de conhecimentos e experiências pessoais, proporcionando ainda durante o dia a resolução de necessidades básicas pessoais, terapêuticas e socioculturais; Emergência Alimentar/ Este programa encontra-se em funcionamento desde Abril de 2012 e tem como finalidade garantir às pessoas que se encontrem em situação de carência económica, o acesso a refeições diárias gratuitas. Este programa tem como capacidade o fornecimento de 100 refeições diárias, confecionadas na instituição; Pensionato/ Preconizando o conceito de envelhecimento ativo e saudável, traduzindo a possibilidade da pessoa idosa permanecer autónoma e capaz de cuidar e decidir por si própria, ainda que com recurso a apoio nas diferentes atividades da vida diária, oferece esta valência um espaço físico de conforto e privacidade que visa a melhoria da manutenção da qualidade de vida, assim como dos laços sociais e familiares dos utentes; Lar de Idosos Nossa Senhora da Misericórdia/ Residência que responde globalmente às necessidades do idoso que não tem possibilidades de se manter no meio familiar ou social em situação definitiva; Lar de Idosos de Grandes Dependentes/ As situações de dependência funcional, decorrentes do aumento de patologias crónicas múltiplas, exigem cuidados especializados, tanto a nível profissional como do envolvimento de meios técnicos capazes de responder de forma capaz e global.

Desta resposta faz parte uma equipa multidisciplinar (Médicos, Enfermeiros, Assistentes Sociais, Terapeuta Ocupacional, Psicóloga, Ajudantes de Ação Direta, Trabalhadoras Auxiliares, Nutricionista, Cozinheiras) bem como equipamentos nem sempre fáceis de adquirir, de instalar e de controlar.