Filhas do desencanto é o título do livro da poveira licenciada em Serviço Social, pós graduada em Gerontologia Social e em Psicogerontologia mas cuja veia poética nunca menosprezada. Em 1984, colaborou na obra “…Para Amar”, uma série de doze livros a propósito do Ano Internacional da Juventude, editada pelas Edições Salesianas, com poemas da sua autoria; colabora desde o ano de 1992 no jornal mensário O Povo de Rio Tinto; e desde o ano de 2012 na revista semestral Ordem Viva; em 1999, integra o livro Ilusões, Coletânea de Poetas Poveiros Contemporâneos, edição patrocinada pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim; publica em 2003, o livro de poesia Inquietudes; em 2005 o livro de poesia Pedaços de Mar e em 2015 integra a Antologia de Poesia Contemporânea Entre o Sono e o Sonho, editada pela Chiado Editora.

A apresentação de Filhas do desencanto será feita por António Joaquim Esteves e a declamação de poemas da autora por Elisa Pinhão Ferreira.

Segundo Rita Sá Ferreira, “este livro foi escrito numa fase da minha vida em que me revi em todas as mulheres do mundo”.