500 novas árvores serão plantadas no Parque da Cidade, no dia 21, no âmbito da acção “Plante uma Árvore”, a que a autarquia poveira aderiu a convite da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Carvalho nacional, medronheiro, azevinho, amieiro e cupressus lusitanica são as novas espécies que irão habitar no Parque da Cidade. Serão plantadas 100 unidades de cada, cedidas pela Autoridade Florestal Nacional, contando a autarquia com a ajuda do Agrupamento de Escuteiros de Amorim, da Paróquia de S. José de Ribamar e ainda de um grupo de crianças e adolescentes da Casa do Regaço para o processo de plantação, que terá lugar a partir das 10h00.

Recorde-se que 2010 foi declarado, pela Assembleia-geral da ONU, o Ano Internacional da Diversidade Biológica. Assim, a Associação Nacional de Municípios organizou esta acção no âmbito da Semana da Árvore, que decorre de 15 a 21 de Março. Tem como objectivo sensibilizar da população para a importância da preservação e conservação da Biodiversidade, uma preocupação planetária que necessita de acções à escala local.

E se plantar novas árvores é um meio eficaz de proteger o Ambiente, combater a poluição é outro não menos importante. A pensar nisto, um grupo de amigos criou o projecto “Limpar Portugal” que terá lugar no dia 20. De âmbito nacional, o projecto contou com a adesão de mais de uma centena de pessoas da Póvoa de Varzim que irão limpar diversas zonas florestais em todo o concelho. Esta acção conta com o apoio da autarquia, que irá não só fornecer os sacos para a recolha do lixo, como também assegurar o transporte dos resíduos recolhidos. A LIPOR irá também distribuir sacos amarelos e verdes para a separação do lixo.

Este projecto, “Limpar Portugal”, é muito semelhante à iniciativa “Limpar o Mundo, Limpar Portugal” que a autarquia poveira desenvolve desde 1998, em várias freguesias do município, sempre no terceiro fim-de-semana de Setembro. Nesta campanha, a Câmara Municipal fornece os sacos para recolha de resíduos, competindo às juntas de freguesia participantes a dinamização da população local, que participa depois na manutenção dos espaços previamente definidos. Este ano será de 17 a 19 de Setembro.

A campanha Limpar o Mundo surgiu em 1989 pela mão de Ian Kiernan, um velejador australiano que, descontente com as quantidades de poluição que via nas suas muitas viagens pelo mundo, decidiu fazer alguma coisa para mudar a situação. Nesse ano, em Sydney, Ian conseguiu reunir 40 mil voluntários para efectuarem a limpeza do porto da cidade e, desde então, a campanha ganhou projecção mundial. Portugal começou também a participar e a Póvoa de Varzim tornou-se membro da associação Clean Up the World em 2004, continuando, até hoje, a dinamizar a população local para colaborar.