Com o objectivo de angariar fundos para o financiamento da segunda fase da reabilitação e ampliação da Casa, que recebe crianças e jovens em risco, a autarquia, o Lions Club da Póvoa de Varzim, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens da Póvoa de Varzim e a Bikepoint juntaram-se e organizaram o Cicloturismo, um passeio em bicicleta com um grau de dificuldade muito baixo e que no seu percurso incluiu uma curta visita à Casa de Santa Maria da Estela, terminando no Parque da Cidade.

O evento conseguiu uma elevada adesão por parte dos munícipes e até de pessoas de outros concelhos que viram o valor da sua inscrição, 3 euros, reverter na totalidade a favor da Casa. Por isso, foram também muitos os que, mesmo não participando no cicloturismo, fizeram questão de se inscrever, num movimento a que se associaram também as muitas associações desportivas do concelho. Assim, no total foram mais de mil as inscrições recebidas.

Helder Reis

Envergando t-shirts alusivas à Casa, cerca de 350 cicloturistas reuniram-se no ponto de partida. Lá, José Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal, que também participou no passeio, dirigiu algumas palavras de agradecimento a todos os presentes e também àqueles que dedicam parte do seu tempo a ajudar causas sociais como a da Casa de Santa Maria da Estela. O autarca agradeceu ainda a presença de Hélder Reis, o conhecido apresentador de programas na RTP que ontem desempenhou a sua primeira acção oficial como Padrinho da Casa de Santa Maria da Estela. O apresentador começou a manhã com uma visita à Casa, seguindo depois para o Largo do Passeio Alegre. “Sou um péssimo atleta”, brincou, justificando assim o facto de não participar no passeio. “O meu papel enquanto padrinho da Casa será o de divulgar, promover, apelar à solidariedade das pessoas para com o bem-estar destas crianças” explicou. “A Casa de Santa Maria da Estela vai, com certeza, sorrir”, concluiu, agradecendo a participação de todos.

O Cicloturismo estava incluído no conjunto de actividades promovidas no âmbito do BikeCamp, que teve lugar durante todo o fim-de-semana, no Monte de S. Félix, em Laundos. Organizado pela Bike Point, o evento reuniu perto de seis centenas de ciclistas, que participaram em provas como a Maratona de 30 e 60 quilómetros, a prova de estrada, também com 60 quilómetros, ou a prova de resistência 3 horas. Manuel Zeferino, da Bike Point, mostrou-se muito agradado com a adesão ao evento logo na sua primeira edição, quer no que respeita à participação nas provas, quer no que respeita ao número de pessoas que resolveram, também, acampar. Por isso, a segunda edição está já a ser planeada.

No recinto do BikeCamp, e para além dos espaços de animação, havia uma pequena feira de usados e ainda um stand, da Lions Club da Póvoa de Varzim, onde se vendiam petiscos e bebidas, cujos lucros reverteram, uma vez mais, a favor da Casa de Santa Maria da Estela. Aproveitando que também este fim-de-semana Laundos festejava o seu padroeiro, S. Félix, o Lions Club colocou ainda um outro stand no arraial da festa, onde vendeu, a preços simbólicos, peças decorativas, bijutaria, peças de vestuário, etc.…

No portal municipal veja as imagens do BikeCamp e fique a conhecer a Casa de Santa Maria da Estela.