No sábado, decorreu a 1ª Maratona BTT “Cidade Póvoa de Varzim” que, quem esteve presente para aplaudir os atletas, pode constatar o bonito espectáculo da partida. Cerca de 2000 participantes envergavam a camisola produzida especificamente para a prova o que, em termos visuais, tornava a saída dos ciclistas, por si só, um acontecimento. O presidente da Câmara Municipal desejou boa sorte aos participantes e, às 9h30 em ponto, a competição começou. Três horas, 29 minutos e 14 segundos mais tarde, alcançou a meta Tiago Silva, vencedor da prova de 80 quilómetros. Alguns minutos mais tarde, João Marinho (3:32:45) e Nuno Neves de Oliveira (3:42:02) conquistaram, respectivamente, o segundo e o terceiro lugar no pódio. Quanto à prova de 48 quilómetros, o primeiro a alcançar a meta foi Nuno Torres (2:09:17), seguido de Abel Santos (2:09:41) e Manuel Zeferino (2:11:19). Todas as classificações podem ser consultadas aqui.

No passeio familiar, de quinze quilómetros, José Azevedo e Xavier Toldo, entre outros ciclistas profissionais, acompanharam os 200 inscritos.

No final, a competição deu lugar ao convívio, num almoço servido aos participantes na Praça de Touros.

“A organização da Maratona BTT estendeu-se por um ano, desde o primeiro contacto com os patrocinadores até ao grande dia”, quem explica é Pedro Soares, da School Eventos. O organizador comenta, ainda, que esta prova é agora a segunda maior do país, apenas antecedida pela competição organizada em Portalegre.

No sábado estiveram a colaborar na Maratona cerca de 500 pessoas, o que demonstra a logística necessária para que a competição decorresse “sobre rodas”.

No domingo, a manhã começou cedo para os 70 ciclistas envolvidos na “Corrida dos Campeões”. Às 10h00 teve início a competição que colocou, respectivamente, Paulo Cardoso, Luís Machado e Manuel Zeferino no pódio. O ritmo das primeiras cinco voltas foi marcado por Alves Barbosa, de 75 anos, convidado especial desta prova. Todos os ciclistas seguiram o antigo vencedor da Volta a Portugal, sempre com o apoio e aplausos do público, que, lentamente, ia tomando o seu lugar nos passeios. Na sexta volta, o ritmo acelerou, não desistindo, no entanto, Alves Barbosa de completar a prova.

Como complemento deste fim-de-semana dedicado ao ciclismo, aconteceu no Clube Desportivo da Póvoa a ExpoBike, mostra de bicicletas e material desportivo relacionado com esta modalidade, que foi visitada por cerca de 2000 pessoas.