Nela estão reunidas dezenas de instituições, associações e empresas do concelho que, para além de darem a conhecer o seu trabalho dinamizam diversas actividades de animação dos espaços.

A Sessão de Abertura da Mostra decorreu ontem à tarde, no Diana Bar, e contou com a presença de Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Educação, António Leite, Director da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), e ainda representantes das instituições participantes.

Tendo em conta que esta é a 8ª edição do evento, Luís Diamantino afirmou que “já estamos há muitos anos neste projecto, todos irmanados no mesmo objectivo: formar e informar não só os jovens mas a comunidade em geral, como é o caso do seminário «Novas oportunidades no mercado social depois dos 50 anos» ”.

O Vereador da Educação alertou para a importância de “frequentarmos um curso, licenciatura, mestrado ou mesmo doutoramento” porque “aqueles que de facto são bons conseguem aquilo que querem mas têm que ir à luta. Não devemos ficar frustrados, preveniu”.

O autarca destacou o papel da mostra informativa na qual se realizam várias actividades e participam muitas escolas e empresas a mostrarem aos jovens o que fazem e quais as oportunidades que proporcionam. “É preciso agarrar com coração e ter muita vontade para seguir em frente”, concluiu.

António Leite realçou o Fórum como sendo uma iniciativa de referência neste concelho e localidades vizinhas, referindo-se à utilidade de divulgar as várias ofertas que existem para que a comunidade perceba que estas são generalizadas. À semelhança de Luís Diamantino, o Director da DREN também deixou um apelo aos jovens para a importância de estudar, aprender mais e desenvolver as nossas capacidades. “O futuro do nosso país depende sobretudo do que os recursos humanos forem capazes de fazer. Não se deixem esmorecer”, invocou.

Em representação dos vários parceiros do evento, Noel Miranda, da Escola Secundária Rocha Peixoto, falou da importância do trabalho desenvolvido pela autarquia na organização deste Fórum que para além da divulgação da oferta das instituições também reforça a ligação das escolas à comunidade. “Que esta mostra contribua para o esclarecimento dos alunos e tomem conhecimento das opções disponíveis para a comunidade escolar”, acrescentou.

Daniel Mendes, subintendente da Polícia de Segurança Pública (PSP), afirmou que “é bastante importante esta instituição participar e dar aquilo que fazemos”. O representante desta força militarizada esclareceu sobre as diferentes vias de acesso à PSP, informando ainda que nesta área há várias vertentes a seguir. “É uma boa saída. Espero que se entusiasmem”, disse incitando os jovens a visitarem a tenda no Largo do Passeio Alegre para saberem mais sobre esta carreira profissional.

Música, dança e dramatização marcaram a abertura da mostra naquela que foi uma tarde de espectáculo com variadas actuações pelas diferentes entidades participantes no projecto.

Ainda no âmbito da mostra, no dia 14 de Maio, na Praia do Carvalhido, durante toda a manhã, irá realizar-se uma “Manhã Desportiva”, uma iniciativa da Escola Secundária Rocha Peixoto. Neste mesmo dia, à noite, terá lugar, no Auditório Municipal, o VI Concurso de Piano e no sábado, 15, às 16h00, o Diana Bar será palco do concerto dos laureados. Às 14h30, o Palco do Passeio Alegre irá acolher um Concerto pela Banda de Música da Polícia de Segurança Pública.

Durante a mostra, de 11 a 15 de Maio, no Largo do Passeio Alegre, os mais novos podem divertir-se na Torre de Escalada do Exército, e os mais velhos apreciarem as viaturas na Academia Toyota. A Casa Escola Agrícola Campo Verde tem ao dispor diversas actividades como simulador corrida automóvel, cocktail com animação musical pelo Curso de Bar e gincana com tractores a pedais, entre outras. O Lancaster College oferece, ainda, sessões de cinema e jogos interactivos.

Escola Básica 2/3 de Beiriz; Escola Básica 2/3 de Rates; Escola Secundária Eça de Queirós; Escola Secundária Rocha Peixoto, ESEIG – Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão da Póvoa de Varzim/ Vila do Conde; Centro de Emprego da Póvoa de Varzim/ Vila do Conde.; Casa Escola Agrícola Campo Verde; Associação Empresarial da Póvoa de Varzim; Centro FOR-MAR Póvoa de Varzim/ Vila do Conde; Escola Prática dos Serviços; Força Aérea Portuguesa; MAPADI – Movimento de Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual; Rotaract da Póvoa de Varzim; Colégio de Amorim; Associação Pró Música – Escola de Música da Póvoa de Varzim; ICONEFILE – Formação e Consultadoria; Rotary Club da Póvoa de Varzim/Universidade Sénior; Lancaster College; Papelaria Locus; Escola Profissional de Esposende; PSP – Polícia de Segurança Pública; GNR – Guarda Nacional Republicana e Toyota – Macedo & Macedo são os parceiros que durante estes dias se dão a conhecer quer no Diana Bar quer no Largo do Passeio Alegre.

Para além da mostra, outras iniciativas fazem parte do programa do 8º Fórum de Formação e Opções Profissionais como é o caso do seminário “Novas oportunidades no mercado social depois dos 50 anos”, que decorre na tarde de 14 de Maio no Diana Bar. Este terá como principais objectivos proporcionar a reflexão sobre a importância da formação ao longo da vida e promover a discussão da relação entre formação e empregabilidade.

Veja as fotogalerias.